Neste sábado, 12, a Igreja celebra o 125º aniversário da coroação da Virgem de Guadalupe e por isso o Papa Francisco concedeu a todos os fiéis do mundo a possibilidade de obter uma indulgência plenária em suas casas.
As celebrações deste ano, devido à pandemia, não terão a participação dos fiéis na Basílica de Guadalupe. Motivado por este fato, o Papa incentiva os fiéis a viverem a solenidade de uma forma diferente, de suas casas, paróquias e centros de oração, mas com a mesma intensidade,
Como obter a indulgência plenária?
Todos os fiéis do mundo podem receber a indulgência plenária se cumprirem os seguintes requisitos: venerar a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe da sua casa, paróquia ou centro de oração no dia 12 de dezembro. Acompanhar as eucaristias celebradas no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe transmitidas ao vivo pela rádio, televisão e redes sociais no dia da sua festa. Rezar pelas intenções do Papa Francisco. Fazer a confissão prévia dos pecados e receber a comunhão em sua paróquia com antecedência.
Um ano de jubileu
Em 12 de dezembro de 1895 foi coroada a imagem sagrada de Nossa Senhora de Guadalupe. Comemorando 125 anos deste evento, o Santo Padre ordenou um ano jubilar que começou em 8 de setembro de 2019 e estava programado para terminar em 12 de outubro, as condições impostas pela pandemia causaram uma redução acentuada do número de peregrinações, portanto o evento vai durar até 12 de outubro de 2021.