O arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE) e 2º vice presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Paulo Jackson, participou do 4º Nordestão de Catequese, em Teresina (PI). O evento aconteceu de 21 a 23 de julho e teve como tema “Catequese a serviço da iniciação à vida cristã numa igreja sinodal” e lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4).
“O 4º Nordestão de Catequese instiga nossos corações a sonharmos com um novo jeito de pensar a iniciação à vida cristã, a partir de uma catequese pneumatológica, ou seja, fundamentada no Espírito Santo. Esta experiência vai ajudar a Igreja a encontrar os caminhos para retomar a sua missão, repleta de entusiasmo missionário e vigor pastoral”, disse.
Dom Paulo Jackson falou também sobre a instituição do ministério do catequista, pelo Papa Francisco, motivada por uma urgente necessidade de evangelização no mundo contemporâneo: “A catequese é um ministério da Igreja, portanto, o catequista é um vocacionado, alguém que é chamado a servir. O Papa Francisco tem dado visibilidade a esse ministério. Não se trata apenas de transmitir conteúdo, mas ser iniciado nos mistérios da fé, de ajudar outras pessoas e fazerem a experiência do encontro pessoal e íntimo com Jesus Cristo”, explicou.
Ainda de acordo com o arcebispo, a proposta de evangelização do Papa Francisco está vinculada a uma perspectiva sinodal marcada pela comunhão, participação e missionariedade: “É preciso criar processos sinodais de afetividade e buscar uma espiritualidade capaz de conduzir e orientar a vida dos membros da comunidade para um compromisso pautado nos valores do Evangelho e na tradição da Igreja. Além disso, é necessário propor a catequese como ação pastoral prioritária a fim de pensar em um caminho de crescimento na fé e de construção da identidade cristã”, destacou.
CNBB Nordeste 5 sediará a próxima edição
O 4º Nordestão de Catequese também teve como assessor o doutor em Teologia, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB e membro da Sociedade Brasileira de Catequetas, padre Jânison de Sá. O encontro reuniu cerca de 300 catequistas, que participaram de conferências, oficinas e momentos celebrativos.
Ao final do Nordestão, foi anunciada a Arquidiocese de São Luís (MA) como a sede da 5ª edição, que será realizada em 2026.
“Recebemos com muito entusiasmo e muita alegria o anúncio oficial de que o nosso Regional vai sediar o próximo Nordestão de Catequese. Até lá, vamos dar continuidade a nossa caminhada de catequistas em nossas paróquias, comunidades e dioceses no querido estado do Maranhão”, disse o bispo de Grajaú (MA) e referencial para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Nordeste 5, dom Rubival Britto.
O Nordestão de Catequese é um evento que acontece a cada 3 anos, reunindo catequistas dos cinco Regionais da CNBB – NE 1 (Ceará), NE 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), NE 3 (Bahia e Sergipe), NE 4 (Piauí) e NE 5 (Maranhão).
A primeira edição foi realizada em 2013, em Maceió (AL), a segunda, em 2016, na cidade de Fortaleza (CE), e a terceira em 2019, em Aracaju (SE).
Com informações e fotos de Ryan Andrade - Ascom CNBB NE 4