A Comissão Pastoral da Terra (CPT) completa 47 anos nesta quarta-feira (22). A data é o ponto de partida para uma série de novos encontros, estudos e celebrações, que ocorrerão ao longo das próximas semanas, no território da CPT NE2. A comemoração também será com solidariedade em mais uma etapa da ação “Repartir a terra, partilhar o pão”.
Comunidades camponesas e agentes pastorais de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte estarão envolvidos na produção e doação de toneladas de alimentos. Os itens serão entregues a famílias em situação vulnerabilidade socioeconômica que vivem em periferias e nas zonas rurais dos municípios do território.
Este ano, os alimentos também chegarão aos desabrigados em razão da negligência dos poderes públicos diante das fortes chuvas ocorridas em Pernambuco nas últimas semanas.
O mutirão “Repartir a terra, partilhar o pão” está em seu terceiro ano consecutivo e já destinou cerca de 100 toneladas de alimentos. Para a CPT NE2, o gesto de solidariedade contribui para ampliar o diálogo com a cidade e demonstrar a importância da luta pela terra/território e da Reforma Agrária para combater a fome no Brasil e promover justiça social e dignidade no campo.
Resistência
Fundada no ano de 1975, em plena ditadura militar, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu como resposta às graves explorações, violações de direitos e violências que martirizam os povos do campo no país.
A CPT se reconhece como uma pastoral que se faz Igreja radical e profética, profundamente conectada com o sonho de justiça dos empobrecidos e das empobrecidas da terra.
Com informações do setor de comunicação da CPT NE2