Inaugurada pela Arquidiocese de Olinda e Recife em 1°/03/18, a unidade da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, em Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, vem funcionando e acolhendo a um grupo de jovens que iniciou tratamento contra a dependência química. No entanto, o funcionamento da Fazenda da Esperança de Jaboatão é parcial, visto que a construção do empreendimento ainda não está concluída. Até o momento, com o apoio de doações, foi possível a Arquidiocese erguer os seguintes espaços: um refeitório e duas casas. Falta realizar a construção de uma casa, uma capela, uma quadra de esportes e pavimentar o terreno, orçados em cerca de um milhão de reais. Outro desafio que se impõe é ajudar na manutenção interna da Fazenda da Esperança, uma vez que os acolhidos se encontram em pleno tratamento de reabilitação.
De acordo com Ivan Veloso, secretário executivo da Fazenda, nesta fase são necessárias doações de material de limpeza, de higiene pessoal e de alimentos. As doações podem ser deixadas na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, nos seguintes horários: de segunda à sexta-feira (das 8h às 13h). Também na Cúria Metropolitana está funcionando, desde maio, a lojinha da Esperança, onde estão à venda produtos da Fazenda da Esperança. Alguns dos produtos são confeccionados pelos acolhidos, como parte do tratamento terapêutico: terços marianos, biscoitinhos e salgadinhos. Dentre os produtos à venda, o público encontra livros, objetos de devoção, cremes e loções. Quem desejar ajudar na conclusão da construção da Fazenda da Esperança de Jaboatão e também na manutenção da obra, pode fazer doações na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil, agência 0934-2, C/C 73314-8 (Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda da Esperança), CNPJ: 48.555.775/0119-41
Atualmente, a Fazenda da Esperança de Jaboatão está acolhendo em tratamento terapêutico a 16 jovens, que participam dos trabalhos comunitários, das celebrações eucarísticas e da convivência em comunidade. O tratamento completo dura 12 meses e após a alta, os jovens são orientados a participarem de um grupo de acompanhamento denominado GEV (Grupo Esperança Viva), formado ex-acolhidos e seus familiares. Ao longo da jornada de resgate da vida, nascem algumas vocações religiosas e alguns dos jovens também decidem se tornar missionários da comunidade. O coordenador da unidade, Edson André Ramos, salienta que o envolvimento da família dos acolhidos é essencial para o êxito do tratamento.
No último domingo, 10/06/18, aconteceu na Fazenda da Esperança de Jaboatão a primeira visita dos familiares aos acolhidos. Foi um momento especialmente marcante, pois o padre Douglas Severo de Moraes (vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Socorro, Jaboatão) ministrou os sacramentos do Batismo para o acolhido Marconi e da Primeira Eucaristia para Marconi e Henderson.
Proposta da Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança –Com mais de 35 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica, a maior obra da América Latina, que regenera vidas e famílias. Ao todo, são 130 unidades espalhadas pelo mundo. Desse montante, 86 estão distribuídas pelo Brasil, enquanto as outras estão espalhadas em 22 países do mundo. O sucesso da Fazenda da Esperança, se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos, que em 2017 assistiu em média três mil jovens e suas famílias. Este programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. Tanto que todos os acolhidos vivem numa irmandade que, de tão unida, é capaz de devolver aos acolhidos o real sentido da vida, do amor a si e ao próximo, bem como da importância da comunhão.
Esta é a primeira unidade da Fazenda da Esperança da região metropolitana do Recife e a primeira a ser construída sob a responsabilidade da Arquidiocese de Olinda e Recife. O empreendimento é um compromisso assumido pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que em seu episcopado na diocese de Sobral (CE), já construiu a Fazenda da Esperança São Bento, naquela cidade. Incansável, dom Fernando vem firmando parcerias, faz campanhas e tem contado com o apoio do povo de Deus e de empresários. O padre Reginaldo Manzotti também vem atendendo ao apelo do arcebispo metropolitano e realizou no Recife cinco edições do show Evangelizar é Preciso, em prol da construção da Fazenda da Esperança de Jaboatão. Para o ano de 2019, está prevista a realização da 6ª edição do Evangelizar é Preciso no dia 14 de setembro, com a finalidade de apoiar a construção da Fazenda da Esperança de Jaboatão.
Informações: (81) 3271-4270 (ramal 248) ou (81)99887-0382 (Edson André – Coordenador da Fazenda de Jaboatão) e [email protected]
(Pascom Arquidiocese)