O final da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta quinta-feira, 20, foi marcado pela bênção das obras do Centro de Multimídia São Paulo VI que será construído na sede da instituição, em Brasília (DF). O rito foi conduzido pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler.
A construção do Centro de Multimídia tem o propósito de expandir a presença da Igreja e melhorar a qualidade das transmissões realizadas pela Conferência. O espaço para o estúdio está reservado na sede da CNBB desde a reforma realizada entre 2017 e 2019. Desde o ano passado, a Assessoria de Comunicação montou um projeto para estruturar e possibilitar o funcionamento do local, inclusive com a busca por recursos.
“Este espaço nos permitirá produzir conteúdo audiovisual de alta qualidade, incluindo transmissões ao vivo de eventos comemorativos, programas de treinamento e materiais catequéticos, bem como expandir nossas plataformas de mídia social”, explicou a Presidência da CNBB na apresentação do projeto em vista de reunir benfeitores para sua execução.
Paulo VI
O espaço recebe o nome do Papa Paulo VI, por ter sido ele o responsável por publicar o Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, sobre os Meios de Comunicação, e por conta de sua “vida ligada ao mundo da comunicação”, segundo o assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues. São Paulo VI era filho de Giorgio Montini, jornalista e proprietário de um jornal.

Coluna(s)
Antes da cerimônia, os bispos assinaram uma das colunas do espaço do novo estúdio. Padre Arnaldo relacionou a estrutura que sustenta as paredes com os bispos e sua missão na Igreja. Ali, as assinaturas ficarão preservadas como um memorial.
Deus é comunicação
Antes de conduzir a bênção para a obra, o cardeal Jaime Spengler recordou algo considerado fundamental e que inspira a iniciativa: “Deus é comunicação, Deus é Palavra. E, certamente, o Centro de Multimídia é um sonho que vem crescendo ao longo dos anos e eu espero que num futuro muito próximo se torne realidade diante das necessidades pastorais”.
Para dom Jaime, o espaço é importante para as diversas comissões que compõem a Conferência, além de ser “referência para os nossos regionais e para as diversas pastorais”.
Gratidão
A arquiteta responsável pelo projeto do centro de multimídia, Raquel Queiroz, partilhou com os bispos sua gratidão por atuar na idealização do espaço. “É uma honra poder projetar, primeiramente a Deus, que é para quem a gente entrega os nossos trabalhos, e poder servir a vocês nesse novo espaço”. Ela destacou o contato com padre Arnaldo, “que tem ótimas ideias”.
Raquel e o esposo são ministros da Eucaristia na arquidiocese de Brasília e estão aguardando o primeiro filho. A gestante recebeu uma prece especial durante a oração dos bispos.

Durante o rito da bênção, os bispos pediram a Deus “que a Palavra possa crescer e produzir frutos”. Em seguida, dom Jaime fez um gesto simbólico na parede que será demolida nas obras.
Além da presença dos bispos do Conselho Permanente, o momento da bênção contou com a presença dos colaboradores da Assessoria de Comunicação da CNBB, assessores e o jornalista Gerson Camarotti.
Fonte: CNBB