Conselho Episcopal e Coordenadores Diocesanos de Pastoral definem tema da 58ª Assembleia da CNBB NE2

Os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) e os padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDPs) da CNBB NE2 definiram, nesta quinta-feira (2), o tema da 58ª Assembleia Pastoral Regional. Marcado para o mês de setembro, o evento irá refletir sobre “Diocesaneidade e Comunicação”.

Esse foi um dos principais pontos da pauta da primeira reunião conjunta CEP/CDPs neste ano. O encontro ocorreu no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). O local é o mesmo que todos os anos acolhe, em assembleia, membros do clero, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas para debater e encaminhar as diretrizes pastorais do Nordeste 2.

Reunião CEP/CDPs do Nordeste 2 | Fotos: Rafael Augusto – Pascom Campina Grande (PB)

De acordo com o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, o tema escolhido para a assembleia pastoral reforça a realidade da “fé eclesial, comunitária” e, por isso, é importante refletir como “nós vivemos a fé na diocesaneidade”.

“Isto é, o modo como o cristão pertence à sua comunidade eclesial, paróquia, diocese. Alguns até participam de uma coisa ou outra, mas muitos perderam o senso de pertença mais profundo. Vamos coligar esse tema com a comunicação porque temos um tesouro precioso, mas nem sempre sabemos comunicá-lo”, explicou dom Paulo Jackson.

A partir do tema, a equipe responsável pela Assembleia Pastoral Regional dará início aos preparativos, que inclui desde a infraestrutura à organização das conferências e atividades em grupo. A 58ª edição será realizada de 26 a 28 de setembro e reunirá cerca de 150 pessoas das províncias eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo