O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) promove neste dia 7 de maio, às 19h30, a live com o tema: O que a Semana de Oração representa para as Igrejas? Nesta live representantes de diferentes denominações religiosas cristãs falarão sobre os sentido da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) 2024 para suas igrejas.
Participam deste bate-papo a pastora batista Camila Oliver, a bispa primaz anglicana Marinez Bassotto, o pastor luterano Nilton Giese e o reverendo presbiteriano Marcelo Leandro trarão suas perspectivas sobre o tema.
O bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da CNBB, dom Teodoro Mendes Tavares, participa da live representando a Igreja Católica Apostólica Romana e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A live será transmitida no canal do Conic no Youtube:@conicbrasil
Sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
“Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27) é o tema escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristã 2024.
No Brasil, a SOUC a acontece de 12, Ascensão do Senhor, a 19 de maio, Solenidade de Pentecostes, (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Constituição em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.
Os materiais foram elaborados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf (CCN) naquele país.
Caderno de Celebrações da SOUC 2024
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) publicou o Caderno de Celebrações da Semana Nacional pela Oração da Unidade Cristã.
Os materiais da Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2024 foram preparados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf (CCN). A CCN é uma comunidade católica com vocação ecumênica, nascida em Lyon, França, em 1973.
Sua inspiração é a dinâmica do Vaticano II, a tradição inaciana e a experiência da Renovação Carismática. Para elaborar o material da SOUC 2024, a Comunidade de Neuf convidou pessoas da Arquidiocese Católica de Uagadugu, das igrejas protestantes, dos órgãos ecumênicos e da CCN de Burkina Faso.
No Brasil, o CONIC convidou a Comunidade de Taizé de Alagoinhas (BA) para realizar a adaptação dos subsídios para o Brasil. A Comunidade de Taizé aceitou o convite e adaptou, com espírito ecumênico e comunitário, o material proposto pelas igrejas de Burkina Faso. O caderno apresenta três roteiros celebrativos, que formam um caminho com três paradas. Primeira: somos um; segunda: oração da cruz e terceira: oração da luz.
“Este ano, vamos fazer da Semana de Oração pela Unidade Cristã uma Semana com forte apelo Ecumênico. Vamos nos dar a oportunidade de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que vivem a sua fé de maneira diferente da nossa. Experimentar o amor em diversidade é encontrar Deus revelado na pessoa próxima. Estes encontros nos tornam pessoas melhores, menos conflitivas e mais amorosas”, convidam os membros da presidência do Conic na apresentação do caderno.
Fonte: CNBB