Membros da Pastoral Litúrgica das 21 dioceses da CNBB Nordeste 2 estão reunidos em Cajazeiras (PB), onde vivenciam o VI Congresso Regional de Liturgia (Congrelit). O encontro, que começou nesta quinta-feira (12) e segue até domingo (15), tem como tema “Sacrosanctum Concilium 60 anos: desafios e perspectivas pastorais”.
“É uma grande alegria poder acolher os delegados advindos das várias dioceses que compõem o nosso Regional para celebrarmos juntos este congresso que marca, também, a retomada desses novos eventos maiores de reflexão sobre a caminhada litúrgica da nossa Igreja”, afirmou o bispo de Cajazeiras e referencial para a Liturgia na CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales.
O Congrelit teve início com a Missa Solene em honra à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Além de celebrações eucarísticas, a programação do evento é composta por conferências, debates e outros momentos de espiritualidade. O objetivo, de acordo com dom Francisco de Sales, é mergulhar na Sacrosanctum Concilium e refletir o documento na Igreja hoje.
“O congresso dedicará todo o tempo de sua reflexão a justamente decifrar de forma atual a Sacrosanctum Concilium olhando a sua caminhada de assimilação pela Igreja, mas sobretudo olhando para a realidade presente na caminhada das nossas dioceses e enxergando neste momento os desafios que ainda são atuais”, disse dom Francisco de Sales.
Ainda segundo o bispo, a expectativa é de que o Congrelit deixe muitos frutos para o Regional, sendo o maior deles a unidade.
“Esperamos colher os frutos, sobretudo, com o olhar muito direcionado às várias realidades eclesiais que compõem o mosaico bonito e diverso do nosso Regional, mas também mosaico que se harmoniza na comunhão nesses eventos que juntos celebramos e, certamente, sai como grande fruto de tudo isso a unidade, que é realidade que a gente pode tocar com as próprias mãos quando mergulha no mistério da Igreja”, declarou.
Com informações e foto da Pascom Cajazeiras