No mais recente meeting point (modalidade de contato com os bispos, adicional à programação oficial da Assembleia Geral da CNBB) ocorrido hoje, dia 7 de maio, o convidado foi dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife (PE).
Por estar à frente das 13 comissões que preparam a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Recife (PE), de 12 a 15 de novembro de 2020, D. Antônio Saburido trouxe algumas informações a respeito do evento.
“Nossa arquidiocese faz parte do Regional Nordeste 2 da CNBB, que integra as 21 dioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. E nossa decisão de sediar um evento tão importante como um Congresso Eucarístico somente foi possível graças ao apoio prévio de todas elas, que continuam a trabalhar com empenho para a sua realização”, afirmou D. Antônio Fernando.
O Congresso Eucarístico terá como tema ‘Pão em todas as mesas’ e como lema o versículo bíblico ‘Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles’, baseado em At 2, 46. Já estão disponíveis, também, o site, o logo, a oração e o hino alusivos ao evento.
O intuito, segundo dom Antônio Saburido, é estimular a sensibilidade de todos para com os pobres, a partir da temática da campanha de alimentos. Nesse contexto, diversas ações estão previstas e, entre elas, haverá um encontro dos bispos participantes do Congresso Eucarístico para uma refeição com as pessoas pobres e necessitadas.
Durante a realização do evento, será oferecida aos bispos participantes uma réplica da cruz peitoral utilizada por Dom Helder Câmara, feita de madeira e produzida artesanalmente. “Desde que o Congresso Eucarístico começou a ser preparado, tudo é registrado, a fim de que possamos ter, posteriormente, os anais de tudo o que aconteceu relacionado a este evento”, informou dom Antônio Saburido.
O grande convidado para participar do Congresso Eucarístico é o Papa Francisco, que ainda não manifestou se terá condições de vir e, em caso de impossibilidade, enviará um representante em seu lugar.
Por Padre José Ferreira Filho