Aconteceu na manhã do dia 21 de outubro a reunião online das Comissões Regionais da Liturgia. Participaram da reunião dom Hernaldo Pinto Farias, presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, os assessores da Comissão, frei Luís Felipe Marques, do setor Pastoral Litúrgica; Raquel Schneider, do setor Espaço Litúrgico; e padre Jair Costa, do setor música litúrgica; também, os bispos e coordenadores responsáveis pela liturgia dos regionais.
A CNBB Nordeste 2 foi representando pelo padre Liginaldo Miguel, coordenador da Comissão Regional para a Liturgia.
Os participantes destacaram a feliz oportunidade de se reunir, ainda que de modo remoto, para partilhar os avanços e os desafios da organização em cada realidade. Para padre Jair, ouvir as diversas realidades dos regionais foi muito oportuno, para conhecer as articulações diferentes em cada regional, e as possibilidades de formação nas diferentes realidades.
Entre os vários assuntos apresentados, dom Hernaldo apresentou uma análise de conjuntura eclesial, destacando aspectos que tocam especialmente a dimensão litúrgica, e também pistas de como a questão litúrgica será abordada nas futuras Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. A tarefa da formação litúrgica de hoje é ajudar as pessoas a saírem das polarizações.
“É preciso reencantarmo-nos pela e para a liturgia, para além dessas polarizações, para que seja experiência real dos mistérios do Senhor, com o fim de alimentar a nossa esperança em um momento de tantas desesperanças”, afirmou dom Hernaldo durante a apresentação.
Também os assessores se colocaram disponíveis a colaborar com os processos de formação nos regionais.
Em julho de 2025, a Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB realizará um encontro presencial para articular a comunhão entre os regionais e promover a unidade da formação litúrgica.
Por Padre Jair Costa, do setor Música Litúrgica da CNBB