A Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 (CPT NE2) firmou, nesta quinta-feira (30), acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A iniciativa permitirá o desenvolvimento de parcerias em ações de práticas educacionais que beneficiem famílias camponesas do grande Recife, agreste, sertão e zona da mata do Estado.
Dentro do plano de trabalho conjunto estão previstas diversas ações de incentivo e fortalecimento da comercialização e da produção agroecológica. Por isso, o projeto é visto com bastante otimismo por agentes da pastoral e trabalhadores rurais, uma vez que representa uma quebra de paradigma na relação entre a academia e o campo.
“Os conhecimentos produzidos pela academia em sua maioria estão voltados para o agronegócio”, comemorou a agrônoma e agente da CPT NE2, Maria Freitas. “Vamos discutir, aprender e também passar o que nós sabemos”, completou o agricultor, Severino Rodrigues.
Durante a reunião virtual que formalizou o acordo entre as duas instituições, o reitor do IFPE, José Carolos de Sá, também destacou o caráter histórico da parceria. Para o professor, um dos objetivos é ajudar os povos do campo a superarem os desafios já que “são quem promove o sustento do país e não são lembrados pelos governantes”.