A Comissão Pastoral da Terra da CNBB Nordeste 2 (CPT NE2) deu início à implantação do “Bosque dos Mártires”, um espaço para semear a memória daqueles que lutam por justiça social no campo. O parque fica em uma área de 100 metros quadrados, na zona rural de Moreno, em Pernambuco, e leva o nome do padre Tiago Thorbly, agente histórico que morreu em abril deste ano.
Repetindo a prática do sacerdote que, durante o trabalho pastoral tinha o costume de coletar sementes e produzir mudas para os camponeses, no Bosque dos Mártires foram plantados brotos de pitangueira e abacateiro. Além das árvores frutíferas, ainda foram semeados ipês, jatobás, paus-brasil e barrigudas. A iniciativa também contribui para recuperar áreas desmatadas pelo agronegócio da cana-de-açúcar.
Todo o preparo da terra e a organização das mudas foram feitos por famílias posseiras que há 10 anos resistem às ações de expulsão por parte dos representantes da Usina Bulhões, que fica na localidade.
“Que vocês possam a partir de agora cuidar bem desse bosque, um espaço não só da comunidade, mas do planeta. Tenho certeza que o padre Tiago está orgulhoso”, afirmou a integrante da CPT NE2, Marluce Melo.
Padre “Tiago Trovão”
Padre Tiago Thorbly era escocês e chegou ao Recife em 1985, após uma trajetória pastoral de quase 20 anos em São Paulo e na Amazônia.
O sacerdote era chamado de “Tiago Trovão” pelas famílias camponesas devido sua capacidade de ação junto as comunidades. Ele participou de lutas históricas por terras em Pernambuco, como a primeira ocupação sem-terra pós-redemocratização, em 1986.
O padre estava passando por tratamentos contra câncer e veio a falecer na de 4 de abril, aos 79 anos. Clique aqui e leia a nota de pesar da CPT.
Com informações e fotos da CPT NE2