Comissão para o Ecumenismo abre inscrições para encontro de formação

A Comissão Regional Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB NE2 anunciou a nova data e a abertura das inscrições para o Encontro de Formação que ocorrerá em 2022, no Convento São Francisco, em Olinda (PE). O evento gratuito deveria ter acontecido este ano, mas foi adiado devido à pandemia do coronavírus.

O encontro reunirá religiosos e leigos das 21 dioceses de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além de membros de outras confissões religiosas, de 18 a 20 de março do ano que vem. Para participar, os interessados já podem fazer a inscrição enviando nome completo e a qual diocese, arquidiocese ou denominação religiosa pertencem para o e-mail [email protected].

“Com orações e estudos vamos nos deixar ser conduzidos pela Doutrina da Igreja e, principalmente, pelas práticas dos papas São João XXXIII, São Paulo VI, São João Paulo II, Bento XVI e do Papa Francisco. Também momentos conhecer melhor as Igrejas e Comunidades Cristãs, bem como, as outras grandes tradições religiosas”, explica o presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, dom Fernando Saburido.

Convento de São Francisco em Olinda (PE) | Foto: Fundaj/Reprodução

Programação

O roteiro começa na sexta-feira, dia 18 de março, com credenciamento seguido de jantar e momento de acolhida com oração. A abertura será conduzida por dom Saburido, que também é arcebispo de Olinda e Recife.

Os debates terão início no sábado (20), após a oração de Laudes, com a palestra “Documentos e encontros sobre ecumenismo e diálogo inter-religioso”. No mesmo dia, os participantes discutirão sobre diversidade religiosa no Nordeste e associações e movimentos que atuam nesse segmento.

O segundo dia do encontro de formação será finalizado com uma celebração inter-religiosa. “Para realizar o ecumenismo e o diálogo inter-religioso é preciso que a verdade e o amor se encontrem. Somente assim poderemos nos respeitar fraternalmente e superar todas as formas de intolerância”, afirma dom Saburido, na mensagem de divulgação do evento.

O encontro de formação terminará, no domingo (21), com a realização da última palestra que tratará sobre os eixos e as formas de promoção do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Em seguida, a celebração da santa missa encerrará o evento.

“Respeitada as diferenças, a partir de uma matriz ética de base comum, poderemos realizar o abraço da justiça e da paz na construção de uma sociedade de filhos e filhas de Deus, onde reinam a justiça social, o respeito ecológico, a fraternidade e a paz”, conclui dom Saburido.

>>> Clique aqui e baixe a programação

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo