A Comissão Regional para a Animação Bíblico-Catequética repactuou as metas e assumiu novos compromissos para o trabalho na CNBB Nordeste 2. As medidas foram tomadas durante o 4º Nordestão de Catequese realizado de 21 a 23 deste mês, em Teresina (PI), e que contou com a participação de 29 catequistas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
Serão realizadas a ampliação e a setorização da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, separando a coordenação da direção da Escola Regional de Formação de Catequistas – Irmã Igara Lemos Gibson (Ir. Visitatio). Ao mesmo tempo, as igrejas locais terão assistência para a elaboração de projetos em vista da implantação das escolas diocesanas e paroquiais.
Na perspectiva de levar o Evangelho para todos, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética pretende repensar a catequese inclusiva e criar materiais ou subsídios próprios com uma linguagem regional. Todo esse trabalho, deverá ser desenvolvido mediante uma comunicação ainda mais efetiva entre o coordenação regional e as 21 dioceses do território.
Ainda de acordo com o relatório final do 4º Nordestão de Catequese, as ações anunciadas pelos catequistas da CNBB Nordeste 2 tem o objetivo de responder a algumas fragilidades como a comunicação e a articulação da comissão com as dioceses. A reorganização do trabalho também visa promover a formação de seminaristas e padres direcionada à Iniciação à Vida Cristã.
Catequese numa Igreja Sinodal
Ao longo dos três dias do 4º Nordestão de Catequese, cerca de 300 participantes refletiram o tema “Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã numa Igreja Sinodal” inspirados pelo lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4). As reflexões aconteceram por meio de conferências, grupos de trabalho e oficinas, além de momentos de espiritualidade.
Ao final do evento, foi anunciada a Arquidiocese de São Luís (MA) como sede da 5ª edição, que será realizada em 2026.
O Nordestão de Catequese acontece a cada 3 anos e reúne catequistas dos cinco Regionais da CNBB – NE 1 (Ceará), NE 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), NE 3 (Bahia e Sergipe), NE 4 (Piauí) e NE 5 (Maranhão).
A primeira edição foi realizada em 2013, em Maceió (AL), a segunda, em 2016, na cidade de Fortaleza (CE), e a terceira em 2019, em Aracaju (SE).