As dioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) deram início à caminhada para a vivência da Campanha da Fraternidade (CF) 2024. Nestes 70 dias até o lançamento, na Quarta-feira de Cinzas, as igrejas particulares de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte promoverão uma série de ações de animação iluminadas pelo tema “Fraternidade e Amizade Social”.
O primeiro passo foi dado nesta terça (5) e quarta (6) com a realização do Seminário de Mobilização e Formação para a CF 2024. O encontro promovido pela Equipe de Campanhas do Nordeste 2 reuniu os responsáveis pela CF e comunicadores diocesanos das quatro províncias eclesiásticas, no Convento Carmelita de Camocim de São Félix (PE).
O Seminário de Mobilização e Formação teve como metodologia o estudo do Texto-Base da CF 2024. Foram realizadas três conferências que abordaram o documento a partir das perspectivas do “Ver”, “Iluminar/Julgar” e “Agir”. As palestras foram conduzidas pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE) e referencial para as campanhas na CNBB NE 2, dom Paulo Jackson, e pelo padre da Arquidiocese de Natal (RN) e membro da Equipe de Campanhas da CNBB NE 2, padre Matias Soares.
Depois das conferências, os participantes se organizaram em grupos para aprofundar o debate e partilhar as experiências. A programação contou também com momentos de espiritualidade, incluindo, a celebração da Santa Missa presidida por dom Paulo Jackson.
“Foi um momento muito intenso de preparação para as lideranças das dioceses. A metodologia em dois dias, os momentos de espiritualidade e a presença de dom Paulo conduzindo os trabalhos, por tudo isso avaliamos como muito positivo o Seminário de Mobilização e Formação para a CF 2024 do nosso Regional”, afirmou o padre Matias Soares.
O Seminário de Mobilização e Formação para a CF 2024 foi custeado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB.
CF completa 60 anos
A Campanha da Fraternidade nasceu em 1964 por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN), como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a CF se tornou expressão de comunhão, conversão e partilha.
A Campanha tem como objetivos despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Como gesto concreto, a CF convida a todos os fiéis a participarem da Coleta da Solidariedade sempre no Domingos de Ramos. Os recursos são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade para o financiamento de projetos de evangelização e assistência social em todo o Brasil.
Acesse o site campanhas.cnbb.org.br e saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade.
Fotos: Pascom Garanhuns