CNLB NE 2 reúne mais de 50 leigos em Encontro de Formação

Em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas”, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNLB NE 2) reuniu mais de 50 pessoas no Encontro de Formação em Políticas Públicas. O evento foi realizado entre os dias 14 e 16 deste mês, no Centro Diocesano Jesus Mestre, em Caruaru (PE).

De acordo com a presidente da CNLB NE 2, Rejane Ane Gaia, palestras, reflexões em grupo e plenárias ajudaram os presentes a discutir temas como a participação do leigo em conselhos de direitos e a importância do controle social dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Precisamos ter a consciência de que é urgente nos apropriarmos das políticas públicas. O leigo precisa sair um pouco da parte interna da Igreja, que é bastante confortável, para ser um agente transformador da sociedade”, afirmou a presidente do conselho.

Além de debaterem os possíveis campos de atuação do leigo e seu papel no fortalecimento de uma democracia representativa, o encontro da CNLB NE 2 também discutiu a atual proposta de Reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional. O tema foi apresentado pela economista e servidora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandra Albuquerque.

“O papa Francisco disse certa vez que ‘não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade’. É com esse pensamento que devemos participar desse debate tão importante para o Brasil, buscando um sistema que não penalize os mais vulneráveis”, disse Rejane.

A CNLB NE 2 está presente em todas as quatro arquidioceses e 17 dioceses do Regional. O conselho faz parte da Comissão Regional de Pastoral para o Laicato, que tem como referencial o bispo da Diocese de Palmeira dos Índios (AL), dom Manoel de Oliveira Soares Filho.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo