A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou, com os bispos de todo o país, uma agenda para discutir as especificidades do avanço do Coronavírus em cada estado e as ações da Igreja em realidades distintas, como os estados com maior quantidade de casos, avanço sobre os pobres e periferias, cidades que fizeram o bloqueio total, entre outros.
De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado o objetivo da iniciativa é conhecer estas realidades a partir do olhar dos bispos do Brasil bem como conhecer o que está sendo feito pela Igreja em cada localidade.
As lives acontecerão sempre às quintas-feiras, às 16h30, dos meses de maio e junho, nos canais da CNBB e das dioceses nas redes sociais: facebook.com/cnbbnacional e youtube.com/cnbbnacional. O secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado será o mediador das conversas.
Na primeira live da série, que acontece na próxima quinta-feira, 14 de maio, às 16h30, dom Joel receberá como convidado o arcebispo de arquidiocese de São Paulo, o cardeal Odilo Scherer, também representante da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). O cardeal falará sobre os desafios do avanço do Coronavírus nos grandes centros urbanos, especialmente em São Paulo, um dos estados mais afetados pelo avanço da pandemia. Confira, abaixo, a agenda das lives:
CRONOGRAMA, TEMAS E DEBATEDORES
14 de maio
Tema: Os desafios do avanço do Coronavírus nos grandes centros urbanos
Com o cardeal Odilo Scherer, arcebispo da arquidiocese de São Paulo (SP)
21 de maio
Tema: A realidade de Manaus e da Amazônia na perspectiva da carta pastoral “Querida Amazônia” em tempos de pandemia
Com dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM)
28 de maio
Tema: Cidades que adotaram o “lockdown”, bloqueio total, e a ação da Igreja no Brasil
Com dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luiz (MA)
3 de junho
Tema: O Coronavírus, as periferias brasileiras e a ação da Igreja no Brasil
Com o cardeal Orani Tempesta, arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Produção e suporte técnico das lives: