A CNBB Nordeste 2 concluiu, nesta quarta-feira (4), o Seminário Regional de Mobilização e Formação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2025. O encontro, promovido pela Equipe de Campanhas, reuniu cerca de 130 pessoas dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, no Convento Santo Antônio-Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
Durante dois dias, clérigos, religiosas, religiosos, leigas e leigos aprofundaram o estudo do Texto-Base da CF do próximo ano, que terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Seguindo a metodologia do subsídio, o seminário apresentou o documento aos participantes a partir da lógica do “Ver-Escutar”, “Iluminar-Discernir” e “Agir-Propor”.
A condução do seminário e as palestras foram ministradas pelo arcebispo de Olinda e Recife e referencial para as Campanhas na CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson, e pelos padres Elison Silva, Liginaldo dos Santos, Matias Soares e Pedro Igor Leite. Os sacerdotes compõem a Equipe de Campanhas do Regional.
Além das formações, o seminário contou com rodas de diálogos onde os participantes puderam partilhar experiências e propor ações para trabalhar o tema da CF 2025 em níveis diocesano e regional. A programação do encontro teve ainda momentos de espiritualidade, incluindo a celebração da Santa Missa.
“Foram dois momentos lindos de oração, formação e estudo. Estudamos o Texto-Base todo, especialmente o ‘Ver’, isto é perceber a realidade no que diz respeito à temática da ecologia integral. Fizemos o aprofundamento do ‘Discernir’ à luz da Palavra de Deus e do Magistério Pontifício. E, sobretudo, tentamos encontrar propostas concretas de ação em nível pessoal e comunitário, e no que diz respeito à arte, comunicação e ao sistema escolar”, afirmou dom Paulo Jackson.
Abertura da CF 2025 no Regional
Durante o Seminário Regional de Mobilização e Formação para a CF 2025, foi apresentada a programação preliminar da abertura da campanha em nível Regional. O evento será nos dias 12 e 13 de março do próximo ano, na cidade-sede da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE).
De acordo com o padre Gutembergue Lacerda, o lançamento regional da CF será marcado por um momento formativo aberto ao público e pela celebração da Santa Missa na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. A expectativa é de que ainda durante a programação a CNBB NE 2 divulgue uma carta aberta em defesa da Caatinga e de que o Governo de Pernambuco oficialize a criação da área de preservação ambiental da Serra da Matinha. no município de Carnaíba.