A Equipe de Assembleia da CNBB Nordeste 2, coordenada pelo bispo de Cajazeiras (PB) e presidente do Regional, dom Francisco de Sales, apresentou, nesta terça-feira (8), novidades sobre a 58ª Assembleia Pastoral Regional, marcada para acontecer entre 26 e 28 de setembro, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). Entre os anúncios, foi divulgado o cartaz oficial do encontro, que terá como tema “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local” e lema bíblico “O que vimos, ouvimos e tocamos, nós vos anunciamos” (1Jo 1, 1-3).
Junto com a identidade visual, o grupo anunciou o nome do arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, como assessor da Assembleia Pastoral Regional este ano. O religioso ficará responsável por três das quatro conferências previstas na programação do encontro.
Conforme antecipado em maio, também participarão como conferencistas o arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, que conduzirá a Lectio Divina de abertura da Assembleia; o bispo de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB Nordeste 2, dom Antônio Carlos Cruz Santos; e o coordenador diocesano de pastoral de Cajazeiras, padre Janilson Rolim.
Programação
Ao todo são esperadas cerca de 150 pessoas entre clérigos, religiosos, religiosas, leigos e leigas dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Além de acompanhar as palestras, os participantes se reunirão em grupos de trabalho para discutir as temáticas e ajudar a construir a síntese – documento final com as diretrizes pastorais para o Nordeste 2.
A programação também terá momentos de oração comunitária, celebrações eucarísticas, louvor e noite festiva.
Até a próxima semana a carta-convite será enviada para as quatro arquidioceses e 17 dioceses do Regional, informando os detalhes sobre a inscrição.
A Equipe de Assembleia da CNBB Nordeste 2 é formada pela Presidência do Regional e por padres coordenadores diocesanos de pastoral, são eles: Antônio Rogério, Janilson Rolim, José Tadeu Rocha, Edson Medeiros, José Neto, Pe. João Bosco Francisco do Nascimento e Pedro Francisco do Nascimento.