CNBB Nordeste 2 acolhe leigos e leigas de todo o Brasil para a 41ª Assembleia Geral do CNLB

coletiva-de-imprensa-assembleia-cnlb

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) acolhe, a partir desta quinta-feira (8), Solenidade de Corpus Christi, a 41ª Assembleia Geral do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB). O encontro será o ponto de partida do itinerário até 2025, culminando com o Jubileu de 50 anos do organismo que reúne os movimentos, serviços e demais expressões eclesiais do laicato.

Essa caminhada começa na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), “chão sagrado” do ex-arcebispo da Igreja pernambucana e servo de Deus dom Helder Camara (1909-1999), inspiração para o tema “A profecia do laicato”. Nesta quinta-feira (7), membros da organização da assembleia apresentaram a programação e falaram das expectativas para o evento que acontece até domingo (11), no Centro Mariáopolis Santa Maria, em Igarassu, na região metropolitana.

“É fundamental para o laicato entender que não somos colaboradores, somos co-responsáveis na evangelização dessa Igreja e como sujeitos maduros na fé é necessário que tenhamos o olhar profético e testemunhal para os gritos que fazem ecoar na nossa sociedade e nada melhor do que esse chão que estamos pisando para poder vivenciar isso”, afirmou a presidente nacional do CNLB, Sônia Gomes, durante coletiva de imprensa na cúria arquidiocesana.

Coletiva de imprensa apresentou a assembleia do CNLB | Foto: Ascom CNBB NE 2

A 41ª Assembleia do CNLB também está em consonância com o Sínodo 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco, e com o 3º Ano Vocacional do Brasil. Segundo Sônia Gomes, nesses tempos de graça para a Igreja os leigos são chamados a viver a comunhão entendendo que sua vocação é estar a serviço do Evangelho.

“O objetivo da nossa assembleia é nos sensibilizarmos a esses gritos que estão sendo ecoados na sociedade e que é responsabilidade dos cristãos leigos testemunharmos o Evangelho de Jesus Cristo nesses ambientes. É ouvir o grito das periferias e dar repostas concretas como homens e mulheres batizados nesta Igreja”, destacou a presidente.

Também participaram da coletiva de imprensa o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva; o assessor da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Laudelino Augusto; o secretário geral do CNLB, Márcio Oliveira; o coordenador diocesano de pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Charles Araújo; e a coordenadora da Comissão Arquidiocesana para o Laicato de Olinda e Recife, Graça Amorim.

Uma assembleia orante e celebrativa

Ao todo, 215 pessoas entre delegados e convidados estarão na 41ª Assembleia Geral do CNLB. Esse grupo representa 98 dioceses e arquidioceses, além de 16 expressões eclesiais do laicato, contemplando os 19 regionais da CNBB.

A programação do encontro começa efetivamente, na tarde desta quinta-feira, com a Análise de Conjuntura, onde os participantes vão debater sobre os principais temas sociais. Em seguida, haverá a Missa Solene de Corpus Christi.

Na sexta-feira (9), além dos momentos de oração, as leigas e os leigos assistirão a testemunhos que ilustram as dimensões: Integridade da Criação e Direitos Humanos e Incidência Política. No período da tarde, o monge Marcelo Barros ministra a palestra “Testemunho e profecia de dom Helder: um chamado para os cristãos leigos e leigas”, seguido de apresentação dos avanços do CNLB e grupos de trabalho.

Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE), acolherá 215 leigos e leigas de todo o Brasil | Foto: Divulgação

O sábado (10) será marcado pelo Momento de Deserto que culminará com a “Celebração da Profecia: início do Itinérario Jubilar de 50 anos do CNLB”, na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda. O templo, além de ser sé arquidiocesana, é onde repousa os restos mortais de dom Helder Camara. À noite, de volta ao Centro Mariápolis Santa Maria, os leigos e as leigas participarão do Arraial do Bem Viver.

A 41ª Assembleia Geral do CNLB será concluída no domingo (11) com a apresentação dos indicativos de ação do organismo e Santa Missa.

“A cada assembleia o leigo e a leiga assume o compromisso de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna. E é com esse sentimento que estamos empenhados para recebê-los. Tudo foi pensado com muito carinho para as pessoas que vêm de todos os recantos do Brasil”, disse a presidente do Regional Nordeste 2 do CNLB, Inez Gama.

Para o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a expectativa é de que a assembleia possa deixar como fruto uma consciência maior dos leigos do seu protagonismo na missão evangelizadora da Igreja. “Que os leigos entendam seu papel profético com responsabilidade. Existe ainda muitas dúvidas quanto à função do laicato, de modo que com esse evento as pessoas possam entender bem qual a missão do laicato”, declarou.

DESTAQUES

REDES