O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) acolhe até sexta-feira (1º) a Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). O evento que acontece em Olinda (PE) tem como tema “Memória, projeto e segmento na ótica da Sinodalidade na Ação Pastoral do CPP”, iluminado pelo lema “Deus vendo toda sua obra, considerou-a muito boa” (Gn 1,31).
Com a presença de agentes pastorais dos oito regionais e do bispo de Tefé (AM) e presidente do CPP, dom José Altevir no país, a assembleia tem o objetivo de analisar a conjuntura política nacional e internacional, além de avaliar e planejar as ações executadas pela pastoral no ano de 2024.
O encontro também homenageia o fundador, frei Alfredo Schnuettgen, o ex-secretário executivo, Bernardo Siry, e o ex-presidente do CPP, dom José Haring, que colaboraram para a fundação e consolidação do trabalho do conselho ao longo desses 55 anos de missão.
Programação
A Assembleia Nacional do CPP abriu sua programação na segunda-feira (26) com uma análise da conjuntura política. A conferência foi ministrada pela assistente social representante da Coletiva Mahin de Mulheres Negras, Tânia Palma, seguida por Cristiane Faustino, da Instituição Terramar e por Ormezita Barbosa, agente de pastoral do CPP Ceará/Piauí.
Em um segundo momento, foi a vez dos agentes refletirem sobre a atual conjuntura eclesial. O momento foi facilitado por Roberto Malvezzi, membro da Comissão Especial de Ecologia Integral da CNBB, e pelo diácono Francisco Adilson do Serviço de Assistência Rural.
“Nessa mudança de época, com essa mudança profunda na religiosidade do povo brasileiro, não podemos perder o rumo, a nossa metodologia, mas devemos aproveitar as novidades no mundo da técnica para dar continuidade às nossas ações”, avaliou Malvezzi.
Ao longo da semana, os agentes vão partilhar as experiências exitosas e os desafios da pastoral em grupos de trabalho com o intuito de aprofundarem o relatório síntese “Uma Igreja Sinodal em Missão”, construído na 16ª Assembleia Geral Ordinário do Sínodo dos Bispos. Além disso, a programação segue com momentos de espiritualidade.
Com informações e fotos do CPP Nacional