CNBB NE2 promove Encontro de Formação sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso em Olinda (PE)

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) realiza, desta sexta-feira (18) até domingo (20), o Encontro de Formação sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. O evento reunirá leigos e lideranças das mais variadas denominações religiosas, no Convento São Francisco, em Olinda (PE).

Anfitrião, o arcebispo de Olinda e Recife e presidente da Comissão Regional Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, dom Fernando Saburido, fará a oração e a conferência de abertura, às 19h. Na ocasião, também serão apresentados os participantes vindos de outras regiões de Pernambuco e dos estados de Alagoas, da Paraíba, do Rio Grande do Norte.

“Com orações e estudos vamos nos deixar ser conduzidos pela Doutrina da Igreja. Também serão momentos para conhecer melhor as Igrejas e Comunidades Cristãs, bem como, as outras grandes tradições religiosas”, explica dom Saburido.

Debates e celebrações

Dom Fernando Saburido | Foto: Renata Gabrielle

Os debates terão início no sábado (20), a partir das 8h com a palestra “Documentos e encontros sobre ecumenismo e diálogo inter-religioso”. No mesmo dia, os participantes discutirão sobre diversidade religiosa no Nordeste e associações e movimentos que atuam nesse segmento.

O segundo dia do encontro de formação será finalizado com uma grande celebração inter-religiosa, às 17h30. O momento litúrgico terá representantes das igrejas Ortodoxa, Luterana, Anglicana e Aliança Batista do Brasil. Também participam fiéis judeus, mulçumanos, budistas, hinduístas, espíritas e de religiões de matriz africana.

“Para realizar o ecumenismo e o diálogo inter-religioso é preciso que a verdade e o amor se encontrem. Somente assim poderemos nos respeitar fraternalmente e superar todas as formas de intolerância”, afirma dom Saburido.

Santa Missa

O evento da CNBB NE2 termina, no domingo (21), com a realização da última palestra que tratará sobre os eixos e as formas de promoção do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. Em seguida, a celebração da Santa Missa encerrará o evento.

“Respeitada as diferenças, a partir de uma matriz ética de base comum, poderemos realizar o abraço da justiça e da paz na construção de uma sociedade de filhos e filhas de Deus, onde reinam a justiça social, o respeito ecológico, a fraternidade e a paz”, conclui dom Saburido.

Foto de capa: Fundaj/Reprodução

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo