CNBB NE2 participa de ato pelo Dia de Combate à Intolerância Religiosa

O secretário da Comissão Regional Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB NE2, padre Fábio dos Santos, representou a entidade na celebração pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O ato foi realizado, nesta terça-feira (21), na Sinagoga Kahal Zur Israel, no Recife.

Promovida pelo Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco (Fórum Diálogos), a programação do evento contou com apresentação de dança judaica e uma exposição sobre o combate à intolerância religiosa. Houve também a exibição do documentário sobre os 7 anos do Fórum Diálogos e a assinatura do documento “Convite à aventura do diálogo”. O encerramento ficou por conta dos Hare Krishnas.

Criação da data

A data foi oficializada em 2007 através da Lei n.º 11.635, de 27 de dezembro, e a sua escolha feita em homenagem à Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador.

Esse foi o dia em que ela, vítima do crime de intolerância religiosa, faleceu com um infarto no ano 2000.

Isso aconteceu na sequência de agressões físicas e verbais, bem como de ataques à sua casa e ao seu terreiro quando Mãe Gilda foi acusada de charlatanismo por adeptos de outra religião.

No mesmo dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Religião.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo