A CNBB Nordeste 2, por meio da Comissão Regional de Liturgia, lança o subsídio Mês de Maio com Maria, que pode ser acessado gratuitamente clicando aqui. A quarta edição do livreto, em sintonia com o caminho de preparação proposto pelo Papa Francisco para o Jubileu Ordinário, em 2025, tem como tema “Maria, sinal de esperança segura e consolo para o povo de Deus peregrino” (Lg. 68). O lema é inspirado no trecho bíblico: “Eis a tua Mãe” (Jo 19,27).
“Recordamos que o objetivo primeiro deste livreto é o de ser um instrumento de promoção da comunhão pastoral, nota característica de nosso Regional. A partir desse referencial comum, queremos renovar e fortalecer entre nós o desejo e o compromisso de construir e testemunhar a unidade ao celebrarmos juntos o mês dedicado à Virgem Maria”, afirma o bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da Comissão Regional de Liturgia da CNBB NE 2, dom Francisco de Sales.
Na nova versão do Mês de Maio com Maria os fiéis encontram roteiros para vivenciar em família ou junto com a comunidade cada um dos 31 dias do mês mariano. O material apresenta partes fixas com orações, jaculatórias, refrão meditativo, comentários para escuta e meditação do Evangelho e rito de conclusão.
A motivação inicial, as indicações das leituras, a reflexão e as perguntas para o compromisso da comunidade, a ladainha e a oração final são específicas para cada dia do mês.
De acordo com dom Francisco de Sales, ao rezar e prestar culto à “Mãe de Deus e nossa”, conduzidos pelo livreto, os membros do clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas poderão “saborear o ensinamento do Concílio Vaticano II sobre a presença da Virgem Maria no mistério de Cristo e da Igreja”, meditando a liturgia à luz do Tempo Pascal.
“E [assim] nos comprometermos com a Igreja em seu caminho de perene renovação, decididos a desenhar e propor percursos de corajosa conversão pastoral, colhendo frutos para o crescimento e a fecundidade de nossas comunidades”, diz o bispo.
Ano Vocacional no Brasil
Também em consonância com o 3º Ano Vocacional no Brasil, o subsídio Mês de Maio com Maria propõe ao Povo de Deus que, ao celebrar com alegria os louvores à Virgem, estejam unidos em oração pelas vocações. O documento ainda traz o hino e a oração oficiais do Ano Vocacional.
“Que a Mãe do Senhor, com o seu generoso e fecundo sim, inspire e ilumine o caminho de todos os que são chamados, para que, com os corações ardentes e os pés em caminho, possam responder à sua vocação e missão na Igreja e no mundo”, destaca dom Francisco de Sales.
Expediente
Além de dom Francisco de Sales, participaram da elaboração do Mês de Maio com Maria 2023 os padres Antônio Sérgio Mota da Silva (Diocese de Cajazeiras-PB), Emanuel Anchieta Lacerda (Diocese de Cajazeiras-PB), José Barbosa Neto (Diocese de Penedo – AL), José Rogério Alencar Silva (Diocese de Salgueiro – PE) e Thiago Dias Ramalho (Diocese de Cajazeiras-PB). A imagem da “Mãe da Esperança”, ilustrada na capa do livreto, é criação de Márcio Mota e a diagramação é de responsabilidade de Mauro Filho.