Bispos e padres da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram, neste domingo (10/03), da missa durante a qual foi empossado o novo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, dom Manoel Oliveira Soares Filho. Dom Fernando Saburido e dom Limacêdo Antonio foram a Palmeira dos Índios após o término do encontro dos bispos que aconteceu na Diocese de Guarabira, na Paraíba. “Saímos da Paraíba no sábado, viemos para Alagoas no domingo, e iniciaremos o retiro do clero em Camocim de São Félix, no agreste de Pernambuco, nesta segunda-feira (11/03)”, contou o arcebispo de Olinda e Recife.
Outros padres, como o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito; o administrador da Paróquia São Francisco, de Rio Doce, padre Givanildo Bezerra; e o pároco de São Gonçalo do Amarante, de Itapissuma, Ivan Maciel, também participaram da celebração.
Bispos, padres, diáconos e seminaristas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte participaram da procissão saída da Catedral Nossa Senhora do Amparo, no centro de Palmeira dos Índios, em direção à estrutura montada com altar em frente ao Centro de Treinamento Pio XII, onde foi celebrada missa campal. Milhares de fiéis compareceram, além de autoridades locais e do arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.
Em seu pronunciamento, Dom Manoel agradeceu a Deus e destacou o chamado de Cristo em sua vida, ressaltando que sua missão é evangelizar, propagar a alegria do Evangelho. Colocou-se como amigo e externou o desejo de querer conhecer os variados recantos desta Diocese.
Dom Manoel Oliveira é o 5º bispo a assumir a Diocese de Palmeira dos Índios, que compreende 36 paróquias em 34 municípios de Alagoas. Após a saída do último titular, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em outubro de 2017 foi anunciado bispo de Campina Grande, a diocese estava sendo administrada por Dom Genival Saraiva, Bispo emérito de Palmares.
O novo bispo chega de longe para a nova missão: dom Manoel é paraense da cidade de Domingos do Campim e era pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA) quando foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 19 de dezembro de 2018, para comandar a Diocese de Palmeira dos Índios.
Pascom AOR