Na manhã deste domingo, 25/03/18, teve início com a solenidade do Domingo de Ramos, a Semana Santa, centro do grande acontecimento da fé católica: o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, abençoou na igreja da Misericórdia, no sítio histórico de Olinda, os ramos de palmeira trazidos pelos fiéis. Representando a entrada alegre de Jesus Cristo em Jerusalém, o povo de Deus saudou o arcebispo, entoando cânticos: Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. Acompanhando o arcebispo e o cortejo do clero, os fiéis seguiram em procissão em direção à catedral da Sé metropolitana, onde o arcebispo presidiu a solene missa do Domingo de Ramos.
Centenas de pessoas lotaram a Sé de Olinda, empunhando os ramos de palmeira e participando da celebração. Dentre os fiéis que participaram da procissão e da missa de Ramos, estava Carlos Crisóstomo, morador do sítio histórico olindense. Segundo ele, é muito importante para o católico vivenciar estes momentos da Semana Santa. “Todos os anos eu participo desta procissão e levo os ramos bentos para a minha família”.
Em sua homilia, o arcebispo metropolitano destacou que ao fazer as leituras do Evangelho de São Marcos (Mc 15, 1-39), toda a assembleia revive intimamente um pouco da Paixão de Nosso Senhor. Dom Fernando lembrou que fazer a leitura coletiva deste trecho do Evangelho, durante a missa, proporciona uma maior aproximação com o sentimento do período em que Jesus foi julgado e morto. “Esta leitura revive a dor e o amor de Jesus. Ele nos dá a sua vida para nos libertar. Não existe gesto de amor mais bonito do que este”, concluiu o arcebispo. Este Domingo de Ramos também é a data proposta pela CNBB para que as paróquias realizem a coleta da Campanha da Fraternidade, como gesto concreto para apoiar a diversas iniciativas e projetos sociais mantidos pela Igreja Católica no Brasil. Neste 2018, o tema da CF é Fraternidade e Superação da Violência. No decorrer da Semana Santa, as celebrações e vivências pascais vão recordar o tema da CF 2018.
(Pascom Arquidiocese)
Fonte : http://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/03/celebracao-do-domingo-de-ramos-marca-inicio-da-semana-santa-na-arquidiocese/