Catequistas participam de Escola de Formação na Paraíba

Representantes da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram, de 10 a 13 de janeiro, da Escola Regional Nordeste 2 de Formação de Catequistas no Convento Franciscano Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).

O curso tem o objetivo de habilitar catequistas a formar multiplicadores para planejar, executar e avaliar projetos de Iniciação Cristã em suas dioceses, segundo as diretrizes propostas pelo Regional Nordeste 2. Nesta edição do curso foi oferecido o módulo sobre Mistagogia (eixo litúrgico-catequético), contemplando quatro disciplinas: Marcos Celebrativos do Catecumenato; Catequese e Liturgia; Catequese Mistagógica; e Eucaristia: fonte de vida e missão.

Promovido pela Comissão Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico Catequética, o curso de formação contou com participação de cerca de 80 catequistas do Regional. Destes, seis fazem parte da Arquidiocese de Olinda e Recife: George Messias e Marlon Leandro, da Paróquia São Lourenço Mártir (Vicariato Várzea), Irmão Cassiano Lima (Colégio Marista São Luís), Aldir Rodrigues e Josiane Rito, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Vicariato Várzea) e João Carlos dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vicariato Boa Viagem).

Para João Carlos, de Boa Viagem, o curso foi bastante proveitoso. “Tivemos a oportunidade de lançar um novo olhar para os métodos e pensamentos catequéticos, dando novo ar e motivações para os nossos serviços na Arquidiocese de Olinda e Recife”, afirmou. Segundo o catequista, conhecer a realidade de outras dioceses foi uma experiência enriquecedora que reavivou nele o espírito de ser catequista na vida da Igreja e em sua vida social. “É o testemunho de vida que convence, mais do que as palavras, por isso foi importante mergulhar no Evangelho e nos documentos da Igreja ao lado de outros catequistas, em fraternidade e comunhão, diálogo e descobertas”, disse.

A Escola Regional Bíblico-Catequética tem duração de dois anos, dividida em quatro módulos realizados nos meses de janeiro e julho. A carga horária total é de 150 horas, sendo 120 horas presenciais e 30 horas em atividades práticas nas dioceses de origem.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo