Os catequistas da Arquidiocese de Olinda e Recife tiveram na noite de ontem, 12/09, um momento de formação sobre o Ritual de Iniciação à Vida Cristã (Rica), no auditório da paróquia de Nossa Senhora da Soledade. Catequistas dos vicariatos arquidiocesanos vieram em comitivas e participaram do Encontrão que teve como assessor o padre Domingos Ormonde, da diocese de Duque de Caxias (RJ) e especialista em Iniciação à Vida Cristã e em Liturgia na Catequese. Representando no evento a Coordenação das Pastorais da Arquidiocese, o padre Josenildo Tavares destacou que esta formação foi pensada para oferecer aos catequistas uma reflexão sobre os cuidados que envolvem os sacramentos do Batismo, da Primeira Eucaristia e da Crisma. De acordo com o coordenador, o tema escolhido – Ritual de Iniciação à Vida Cristã – atende a uma sugestão proposta pela Assembleia Arquidiocesana de Pastoral de 2017 e a uma necessidade detectada pela própria Igreja Católica do Brasil.

À esquerda, catequista Eni de Oliveira Buanafina tem 35 anos de experiência e conta feliz, que tem entre seus catequisados um padre e um seminarista.
Dentre os catequistas presentes no Encontrão, estava uma veterana da comitiva de catequistas da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de San Martin, Recife. Era Eni de Oliveira Buanafina, com mais de 35 anos catequisando crianças e adultos na paróquia. Segundo ela, o que a levou a participar desta formação é a possibilidade de aprender coisas novas, se atualizar e assim, transmitir o amor de Jesus e dos sacramentos aos irmãos. Os olhos da catequista brilharam quando a reportagem lhe perguntou o que a motiva a continuar catequisando. Com humildade, ela responde que, não por mérito seu, mas, vale a pena constatar que dentre os seus catequisados já passaram crianças que hoje se tornaram padres e outras que estão no seminário. Além de algumas pessoas que abraçavam outra religião e após passarem pela catequese, se apaixonaram pela Igreja Católica e receberam os sacramentos e encaminham-se a tornarem-se catequistas também. Como exemplo, dona Eni se recorda com carinho do padre Augusto César Figueirôa de Arruda, ex-catequisando seu e atual pároco da paróquia de São Sebastião e São Cristóvão, na Imbiribeira.
Abordando os catequistas com didatismo e compartilhando a sua experiência, o palestrante focou sua apresentação na metodologia utilizada pelos catequistas e traçou um panorama sobre o Rica e as necessidades e desafios da Igreja Católica contemporânea. Com longa experiência de implantação do estilo catecumenal, padre Domingos Ormonde está vinculado à diocese de Duque de Caxias, Baixada Fluminense (RJ). O palestrante também é membro fundador da comunidade Batismo do Senhor, sendo um dos maiores especialistas em Iniciação à vida cristã no Brasil. Mestre em Liturgia, o padre Ormonde vem pesquisando o tema liturgia na catequese e tem divulgado o Rica em várias regiões do Brasil. É membro do conselho editorial da Revista de Liturgia, cofundador da Rede Celebra de Liturgia e professor em cursos de especialização.
(Pascom Arquidiocese)