Organismo vinculado à CNBB NE2, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 deu início ao Projeto Quintais Ecoprodutivos, que vai beneficiar 300 famílias em Pernambuco. A iniciativa busca fomentar a agricultura em pequenas propriedades, aliando sustentabilidade ambiental e segurança alimentar.
Ao longo dos próximos 18 meses, famílias reassentadas no território de Suape, que compreende uma área com oito municípios do litoral sul pernambucano, participarão de oficinas e receberão assistência técnica.
“Nossos projetos priorizam a construção de sistemas coletivos de produção para a promoção da autonomia e segurança alimentar e produtiva para as famílias. Nessa perspectiva, o Quintais Ecoprodutivos será de grande importância considerando o contexto da fome que atualmente é um problema grave no Brasil”, afirmou a secretária executiva da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Neilda Pereira.
O projeto desenvolvido pelo organismo da Igreja terá o apoio do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Nesta terça-feira (19), representantes das entidades assinaram o convênio de parceria.
O evento de formalização do projeto Quintais Ecoprodutivos contou com a participação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e referencial para a Comissão Pastoral para a Ação Sociotransmformadora da CNBB NE2, dom Limacêdo Antonio.
Também participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio e o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, além de representantes dos municípios envolvidos no projeto e comunidades rurais.
Com informações e fotos da Cáritas Brasileira NE2