Campanha ‘É Tempo de Cuidar’ arrecada mais de 3 mil toneladas de alimentos

“Porque solidariedade e amor ao próximo é estar mais perto de Deus”. Esta frase foi escrita pelo garoto Lucca Oliveira Zaia, de 10 anos, da catequese da paróquia Santíssima Virgem, na região São Bernardo – Centro, em uma das marmitas que foram entregues às pessoas mais carentes da região.

Ao longo dos últimos três meses e reforçada neste mês de julho, a iniciativa de incluir recadinhos nas marmitas surgiu através de membros de pastorais e fiéis de paróquias do Grande ABC que perceberam, no período de quarentena, o momento fundamental para humanizar as relações com aqueles que precisam ainda mais de ajuda durante o agravamento da crise econômica e sanitária.

A mãe de Lucca, a corretora de imóveis Fernanda Oliveira Zaia, 36 anos, explica que cerca de 200 marmitas com sobremesas são distribuídas quinzenalmente. “Nos reunimos a cada 15 dias, no salão de festa do nosso condomínio. Todos os alimentos são doados também pelos moradores. A equipe da Caravana da Fraternidade passa e recolhe as marmitas e levam para várias regiões, cada vez numa cidade diferente. Como existem outros grupos, às vezes conseguimos juntar mais de 500 marmitas”, revela.

É Tempo de Cuidar

Experiências como essa da diocese de Santo André (SP) se espalharam por 114 dioceses e arquidioceses da Igreja Católica no Brasil motivadas pela ação emergencial “É Tempo de Cuidar”, desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Cáritas Brasileira, desde o dia 12 de abril.

A Campanha distribuiu até agora 305.285 alimentos prontos (marmitas) para consumo, especialmente para a população de rua e migrantes. Foram arrecadadas cerca de 3.161.552 toneladas de alimentos, o que daria para preencher uma área total de 33 campos de futebol. Mais de 540 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações da Campanha que também arrecadou R$ 2.557.401,00, 231.841 kits de higiene e limpeza, 156.131equipamentos de proteção individual e 147.852 roupas e calçados.

Para o bispo de Roraima, segundo-vicente presidente da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira, uma das organizações que coordena a campanha “É Tempo de Cuidar”, estes números não expressam apenas proporções  matemáticas mas demonstram pessoas cuidando de pessoas, pessoas com mais dignidade e solidariedade”.

Página viva do Evangelho

O segundo-vice presidente da CNBB afirma ter satisfação pelos resultados da Campanha É Tempo de Cuidar pois revelam, por meio de gestos de caridades espalhados pelo Brasil, “uma página viva do Evangelho na qual muitos  cristãos católicos e até mesmo de outras denominações religiosas têm participado com muito carinho e solicitude desta ação solidária emergencial. É Tempo de Cuidar, um cuidar que tem acontecido de maneira terna, de maneira atenta, alegre e com muito amor“, afirmou.

Para dom Mário, mais do que números isto é um indicativo de que o Reino de Deus está entre nós por meio da atenção, saúde, paz, do cuidado e da solidariedade. “Eu recebo esta notícia com muita alegria e satisfação. Que Deus recompense a todos que têm participado com suas doações e também os que têm recebido da ação solidária emergencial”.

Acompanhe no mapa do Brasil onde estão acontecendo ações da campanha “É Tempo de Cuidar”: https://preview.flourish.studio.

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo