Campanha da Fraternidade 2023 é tema de sessão solene na Assembleia Legislativa do RN

A Campanha da Fraternidade (CF) 2023 foi objeto de debate em uma sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na última quinta-feira (13). Na cerimônia, que reuniu, além de políticos e membros da Igreja, diversos atores sociais que lidam diretamente com o desafio da insegurança alimentar, o arcebispo de Natal (RN), dom Jaime Vieira Rocha, foi um dos agraciados com uma placa comemorativa.

Pela terceira vez, a iniciativa da Igreja no Brasil que nasceu no estado potiguar, traz a fome para o debate público com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer. (Mt 14,16)”. No Rio Grande do Norte 35,2% da população vive em insegurança alimentar moderada/grave, segundo levantamento da Rede Pensan, formada por entidades como Ação da Cidadania, Actionaid, Ford Fundation, Vox Populi e Oxfam.

Arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, recebeu uma placa comemorativa | Foto: Eduardo Maia/ALRN

“A Campanha da Fraternidade 2023 tem como objetivo geral sensibilizar a sociedade a combater a fome, por meio de compromissos que transformem essa realidade a partir do evangelho de Jesus Cristo. E alguns dos seus objetivos específicos são: revelar as causas estruturais da fome; acolher o imperativo da palavra de Deus; investir esforços concretos em iniciativas que levem à superação do problema; estimular iniciativas de agricultura familiar; e mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação”, afirmou o deputado Hermano Morais, um dos proponentes da homenagem.

Para Francisco do PT, o outro parlamentar responsável pela sessão solene, “a fome voltou e é preciso falar sobre isso”. “A campanha deste ano traz, mais uma vez, um assunto de extrema importância a ser debatido na sociedade. A falta de acesso regular a uma alimentação adequada tem sido um dos principais desafios enfrentados pelo País, ao longo dos últimos anos”, disse.

O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira, falando em nome dos homenageados, agradeceu a oportunidade e enfatizou a importância de dar visibilidade às ações de solidariedade. “Vejo na galeria tantas pessoas da nossa sociedade e da nossa Igreja, tantos cidadãos que se preocupam e se dedicam a essas causas urgentes e necessárias. E esta sessão tem uma importância muito grande para nós, porque enquanto a sociedade ressaltar e der amplitude a todas as ações voltadas ao combate de situações graves do ponto de vista social – a exemplo da fome – sabemos que tudo pode melhorar”, declarou.

O pastor reforçou que a fome estarrece a todos e é uma vergonha no mundo de hoje. “Nós temos mais de 33 milhões de pessoas passando fome no Brasil. E eu não vou nem falar dessa quantidade a nível mundial. Portanto, após tudo que já foi dito aqui, nós agradecemos, diante de Deus, por esta oportunidade, e pedimos que Ele fortaleça cada vez mais iniciativas como essa”, concluiu.

Com informações Ascom ALRN
Fotos: Eduardo Maia/ALRN

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo