Bispos da Província Eclesiástica do Rio Grande do Norte suspenderam as Celebrações Eucarísticas com participação do povo. A determinação conjunta entra em vigor a partir desta sexta-feira (20) e segue por tempo indeterminado com validade também para capelas, santuários e casas de consagrados nos territórios da Arquidiocese de Natal e das dioceses de Caicó e Mossoró.
A medida da Igreja potiguar atende as recomendações das autoridades sanitárias na luta contra o avanço do novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte tem um caso de Covid-19 confirmado e 108 suspeitos em todo o Estado.
“As missas sejam celebradas a portas fechadas com uma reduzida equipe de celebração, sendo transmitidas, ao vivo, pela internet e/ou por emissoras de rádio. Os fiéis poderão ainda assistir às missas pelas emissoras de TV de inspiração católica”, diz trecho do decreto.
>> Confira a íntegra do decreto da Província Eclesiástica do Rio Grande do Norte
O documento reforça que em momentos sem celebrações as igrejas permaneçam abertas para que os fiéis possam fazer suas orações pessoais respeitando as normas sanitárias. O texto também orienta os padres a atenderem confissões apenas quando houver real necessidade, e alerta para os cuidados ao ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos.
“No tocante às celebrações do Sacramento do Matrimônio e do Batismo, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência de Matrimônio, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas”, destaca.