O secretário geral do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020), monsenhor José Albérico Bezerra, presidiu reunião nesta terça-feira (26/02), na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, no Recife, com participação do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio; dos vigários gerais da Arquidiocese, monsenhor Lino Rodrigues e monsenhor Luciano Brito, e dos presidentes das comissões instituídas para a realização do evento. O objetivo foi alinhar o andamento das decisões e providências acerca do congresso que deve reunir, de 12 a 15 de novembro de 2020, no Recife, cerca de trezentos bispos, milhares de padres e fiéis de todo o Brasil.
Para o monsenhor José Albérico, a fase de organização do congresso é muito importante. Segundo ele, a antecedência é necessária pela magnitude do evento. “Não é uma tarefa simples definir, por exemplo, hospedagem para trezentos bispos convidados ou a logística para que quatro mil crianças recebam a primeira eucaristia juntas”, disse. “A grandeza espiritual da missão, no entanto, nos impulsiona a trabalhar com afinco e observar com cuidado cada passo a ser dado na realização do Congresso Eucarístico”, afirmou o secretário geral.
Dentre as definições tomadas na reunião dessa terça-feira, estava a participação dos bispos no Congresso: na sexta-feira (13/11/2020), todos presidirão celebrações eucarísticas nas comunidades da Região Metropolitana do Recife, especialmente nas menos favorecidas, levando a Palavra de Deus a seu povo.
Responsável pelos anais do Congresso, o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, padre José Vila Nova, disse que também o pré-congresso será registrado em detalhes na publicação. “É a história da Igreja que deve ser preservada em um trabalho minucioso”, explicou. “Os anais incluem desde a decisão sobre a cidade sede do congresso, passando pelas homilias, temas tratados no simpósio, material gráfico e audiovisual produzidos e a relação do clero participante”, detalhou o padre.
Pascom AOR