A Arquidiocese de Olinda e Recife e a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, da Congregação dos Capuchinhos, estão em festa. Desde 08 de abril, o papa Francisco declarou Venerável o Frei Damião de Bozzano, frade capuchinho italiano que peregrinou em Missões pelo Nordeste por mais de 60 anos. Para comemorar a importante etapa no processo de beatificação do Frei Damião, o arcebispo dom Fernando Saburido presidiu Missa em Ação de Graças na tarde do último domingo, 14/04, no Convento de São Félix, bairro do Pina, Zona Sul do Recife. No local, encontra-se sepultado o corpo do Frei Damião de Bozzano.
Para dom Fernando, a vida de Frei Damião simbolizou a Igreja em Saída, que vai ao encontro dos fiéis, e sua dedicação a evangelizar por meio das Missões, fortaleceu a fé dos nordestinos. Antes do início da Santa Missa, dom Fernando abençoou os ramos trazidos pelos fiéis, no lado externo da capela. Concelebraram a Santa Missa o bispo emérito de Nazaré, dom Severino Batista de França, frei Jociel Gomes, postulador da causa de Frei Damião e frei Hélio Ferreira Júnior, da Basílica da Penha. Em sua homilia, o arcebispo metropolitano falou da alegria que representa esta boa notícia para a Arquidiocese: ” Nossa Igreja Particular se alegra com este reconhecimento”.
Devotos de frei Damião lotaram a igreja e a área externa da capela, atentos à celebração Eucarística. Dentre eles, estava Audinéia Alves, moradora do bairro do Pina e que atua como voluntária no Convento de São Félix. Audinéia conta que nasceu no Pina e certa ocasião, foi forçada a se mudar para o bairro do Jordão e ficava muito complicado para ela vir para o Convento. “Contei aflita a minha mudança de bairro ao Frei Damião e pedi a sua intercessão. Em quinze dias, eu estava de volta ao bairro do Pina, graças a Deus”, relata emocionada.
O Convento de São Félix acolhe fiéis, romeiros e está impregnado da presença caridosa do Frei Damião de Bozzano. O quarto do Capuchinho foi transformado em Museu, com objetos pessoais, fotografias e documentos do religioso. Por toda a parte, a memória do Frei Damião é recordada em ambientes que convidam à oração: capela, velário, fonte, jardins e imagens.
O postulador da Causa de beatificação de Frei Damião, o frei Jociel Gomes, acompanha o processo desde 2012. Frei Jociel detalha as próximas etapas que fazem parte do processo de beatificação e canonização: “É necessário a comprovação de um milagre pós-morte, e depois de declarado beato pelo Santo Padre, é necessário a comprovação de um segundo milagre (ocorrido a partir da data da declaração de beato).” Frei Jociel acrescenta que os relatos sobre graças alcançada e milagres por meio da intercessão do Frei Damião de Bozzano devem ser encaminhados ao Convento de São Félix ou informados pelo seguinte endereço de e-mail: [email protected]
Conhecido como Apóstolo do Nordeste, Frei Damião de Bozzano chegava a passar doze horas seguidas confessando o povo de Deus. Sua fama de santidade, ainda em vida, emociona quem conviveu com ele. Dom Severino Batista de França, bispo emérito de Nazaréfoi uma destas pessoas: “Nos impressionava a disciplina e simplicidade do Frei Damião. Após confessar o povo de Deus, prostrava-se aos pés da Cruz para rezar pelos fiéis que haviam recebido o sacramento da Reconciliação e para agradecer”. Dom Severino acompanhou Frei Damião nas Missões em quatro estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
(Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife)