No próximo domingo, 30/09 (9h), o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside celebração Eucarística na Sé de Olinda com o objetivo de marcar o lançamento da campanha do Dízimo na arquidiocese. Na ocasião, vai ser apresentada a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Dízimo, cujo presidente será o padre José Ronácio Vieira da Silva. O tema da campanha do Dízimo 2018 é “A grande alegria é partilhar”, explica o padre José Ronácio. Segundo ele, o intuito do lançamento da campanha do Dízimo é unificar a estrutura do Dízimo na Arquidiocese. “Todas as 130 paroquias da arquidioceses são convidadas a se integrar a esta iniciativa que inclui ações de Comunicação, Publicidade e Marketing, associadas às funcionalidades do software Theòs, programa de computador já conhecido das paróquias para gerenciar a contabilidade e demais informações”, adianta o padre Ronácio. O sacerdote explica ainda que em cada vicariato e nas paróquias haverá facilitadores da comunicação habilitados para fornecer informações sobre a implantação da campanha do Dízimo e para tirar dúvidas, atendendo às paróquias em tempo integral.
Conforme estabelece o documento 106 elaborado pelo Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o dízimo possui quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. A dimensão religiosa tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão. A dimensão eclesial lembra que o dízimo também oferece condições às paróquias e comunidades de contribuírem de modo sistemático com a Igreja particular, mantendo vivo o sentido de pertença a ela. A dimensão missionária faz memória ao fato de que o dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular e entre as Igrejas particulares, manifestando a comunhão que há entre elas. E a dimensão caritativa se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade. Uma das características das primeiras comunidades cristãs era de que “entre eles ninguém passava necessidade”, pois tudo era distribuído conforme a necessidade de cada um (At 4, 34-35).
Com a expectativa de que toda a Arquidiocese possa trabalhar de forma unificada e vivenciar com alegria as quatro dimensões do Dízimo, o padre José Ronácio espera conseguir tornar real o sonho do arcebispo dom Fernando, em abolir a cobrança de taxas nas paróquias e o dízimo se tornar a principal fonte de recursos.
(Pascom Arquidiocese)