A Arquidiocese de Maceió realizou, no sábado (20), o Encontro Arquidiocesano de Formação para a Escuta Sinodal. O evento reuniu mais de 150 leigos, leigas e membros do clero, que participaram de palestras e oficinas.
“A Igreja vive um exercício de sinodalidade para que, em todas as regiões, possa participar desse processo de escuta. Escutar o que o povo vive e sente e, por isso, é muito importante a participação de todos. Assim, estaremos em comunhão com o grande desejo do Papa Francisco, trilhando um caminho importante da Igreja”, disse o arcebispo, dom Antônio Muniz, na abertura do encontro.
Após a apresentação do contexto do Sínodo 2021-2021 que tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, foi realizada a formação sobre a escuta com a equipe de seminaristas formada por Luan, Geidson e Jonathan. Em seguida, a oficina de escuta foi conduzida pelos diáconos André e Robson.
Até o dia 20 de dezembro, as paróquias da arquidiocese alagoana vão apresentar as equipes responsáveis pelos trabalhos locais do Sínodo, quando iniciará as formações por áreas e setores. Essa etapa se estenderá até março de 2022. A partir disso, o processo de escuta acontecerá nas paroquias até julho.
O calendário com as etapas e materiais de apoio, assim como as novidades, estão na página especial sobre o Sínodo no site www.centenarioarqmaceio.com.br/sinodo/.
Com informações e fotos da Pascom Maceió