Arquidiocese de Maceió realiza encontro de espiritualidade quaresmal

A Arquidiocese de Maceió reuniu o clero em um encontro on-line de espiritualidade quaresmal. O momento de formação e partilha foi conduzido, na quarta-feira (10), pelo bispo emérito de Palmares (PE) e vigário geral da Igreja alagoana, dom Genival Saraiva de França.

Utilizando-se do trecho do livro do profeta Isaías (Is 1,16-18), dom Genival convidou os membros do clero a refletirem sobre este tempo de conversão e a necessidade de mudança integral do ser humano. “À luz desta palavra, voltemo-nos para nós mesmos, nesta quaresma, identificando a mudança que deve acontecer em nossas vidas, em termos de mentalidade e atitude”, disse.

O bispo também fez menção ao Papa Francisco, que tem reforçado que se encontre nas expressões atuais e concretas as práticas quaresmais da esmola, oração e do jejum. Acrescentando à reflexão a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, dom Genival destacou que os eixos principais são o diálogo, o amor, a paz e a unidade.

“[A pandemia da Covid-19] revelou nossa fragilidade, vulnerabilidade e nosso potencial destrutivo. Que possamos, enquanto ministros ordenados, sermos vistos não como administradores, mas como pais amorosos que se preocupam com o povo neste momento difícil”, acrescentou o palestrante, direto da Capela Nossa Senhora da Assunção, no seminário arquidiocesano.

Arcebispo defende rigidez na prevenção à Covid-19

O arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, que em fevereiro ficou hospitalizado por problemas circulatórios causados pela diabetes, participou do encontro com o clero. O pastor afirmou que estava se sentindo muito bem e aproveitou para agradecer a todos os profissionais da Santa Casa de Misericórdia, em Maceió.

Ainda durante o evento, que classificou como “um momento de paz e graça dentro dessa reflexão quaresmal” e um sinal de comunhão do clero, dom Muniz expressou preocupação com o aumento de casos de Covid-19 em Alagoas. “É preciso que haja cuidado e rigidez. Devemos acolher e obedecer as determinações sanitárias”, disse.

Com informações e fotos da Pascom Maceió

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo