Arquidiocese de Maceió (AL) comemora 15 anos de pastoreio de dom Antônio Muniz

A Arquidiocese de Maceió celebrou, na última sexta-feira (4), os 15 anos de pastoreio de dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm. A comemoração foi com a celebração da Santa Missa na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, na capital alagoana.

A liturgia em Ação de Graças reuniu membros do clero, religiosos, religiosas, agentes de pastoral, de grupos e movimentos, e os leigos de várias regiões da arquidiocese.

De origem paraibana, dom Muniz chegou a Maceió em 2007 para suceder dom José Carlos, falecido em 2017.

A administração do frei carmelita é marcada pelos trabalhos sociais, como o cuidado com as pessoas em situação de ruas e os dependentes químicos.

Biografia

Dom Antônio Muniz era bispo de Guarabira (PB), quando foi nomeado arcebispo de Maceió em 22 de novembro de 2006 e sua posse foi realizada no dia 4 de Fevereiro do ano seguinte, na Catedral Metropolitana de Maceió. O religioso tem como lema episcopal “a vivência de uma Igreja missionária, samaritana e orante”.

Dom Muniz nasceu em Princesa Isabel (PB). Ingressou na Ordem do Carmo, na Província Carmelitana Pernambucana, onde professou seus votos religiosos em 20 de fevereiro de 1976. Em 1980 foi ordenado presbítero em sua cidade natal.

No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), dom Muniz exerceu as funções de vice-presidente, entre 2003 e 2007, e de presidente de 2007 a 2011. Colaborou para a construção do Documento 100 da CNBB (Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia) e também foi bispo referencial para o Laicato (CNLB), no Regional NE2.

Com informações do site 7 Segundos

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo