Arquidiocese da Paraíba vivencia a primeira edição do Mês do Encarcerado

A Arquidiocese da Paraíba vivencia até o dia 30 de agosto o “Mês do Encarcerado”. A iniciativa inédita, terá visitas aos presídios com Celebrações Eucarísticas e clico de debates envolvendo membros do clero, agentes de pastoral, homens e mulheres privados de liberdade, e integrantes do sistema penitenciário.

A Igreja também está promovendo, por meio de voluntários, apoio emocional às pessoas em situação de cárcere, auxiliando-os no processo de reinserção familiar e social. Além disso, em parceria com instituições locais, serão desenvolvidos projetos de capacitação e formação profissional para detentos e detentas.

“Precisamos enxergar além dos estigmas e preconceitos que envolvem o tema. É fundamental que a sociedade compreenda que todo indivíduo merece uma segunda chance e que a ressocialização é não só uma responsabilidade do Estado, mas de toda a comunidade”, afirmou o coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese da Paraíba, padre Valdézio Nascimento.

No Mês do Encarcerado, haverá nove missas em unidades prisionais existentes no território da Arquidiocese da Paraíba

“Estava na prisão, e fostes visitar-me” (cf. Mt 25, 36)

No Mês do Encarcerado, a Igreja realiza uma série de celebrações da Santa Missa em nove presídios, masculinos e femininos, existentes no território da Arquidiocese da Paraíba. Nesta quarta-feira (2), aconteceu a primeira Celebração Eucarística no Presídio Especial Valentina de Figueiredo, em João Pessoa, presidida pelo padre Valdézio.

Seguindo a programação, a próxima Missa será na Cabeia Pública de Bayeux, no domingo (6). As outras celebrações acontecerão na Cadeia pública de Santa Rita (dia 12); no Presídio Desembargador Flósculo da Nóbrega (dia 16); na Penitenciária Doutro Romeu Gonçalves de Abrantes (dia 18); Penitenciária de Reeducação feminina Maria Julia Maranhão (dia 21); Penitenciária Desembargador Silvio Porto (dia 25); e Penitenciária Criminalista Geraldo Beltrão (dia 30).

Debates

Dentro das atividades do Mês do Encarcerado, a Arquidiocese da Paraíba também programou um ciclo de debates. A ação vai promover discussões sobre a realidade do sistema carcerário, seus desafios e o que pode ser feito com a ajuda de todos.

O primeiro debate está marcado para esta sexta-feira (4), no Presídio Desembargador Flósculo da Nóbrega, em João Pessoa. A programação tem início às 9h.

O outro momento de debate será, às 9h, do dia 11, na Penitenciária Desembargador Silvio Porto, que também está localizado na capital paraibana.

De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, o Mês do Encarcerado pretende ir além do período de atividades pontuais, buscando estabelecer um compromisso contínuo com a causa. Por meio de ações permanentes, a Igreja pretende ser um agente ativo na luta pela melhoria do sistema prisional e pela promoção de políticas públicas que visem a reintegração dos ex-detentos à sociedade.

Com informações e fotos da Pascom Paraíba


DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo