Arquidiocese da Paraíba anuncia tema e identidade visual da 261ª Festa de Nossa Senhora da Penha

A Arquidiocese da Paraíba apresentou, nesta quinta-feira (22), a identidade visual e o tema da Festa e Romaria de Nossa Senhora da Penha: “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social”. O maior evento religioso do estado e um dos mais tradicionais do Nordeste acontece de 16 a 24 de novembro, em João Pessoa, e deve reunir mais de 500 mil devotos.

A Campanha da Fraternidade (CF) está presente na temática que vai conduzir os momentos de espiritualidade e formação, mas também na arte oficial da 261ª edição da festa. A estética do cartaz da CF foi utilizada como modelo para representar os romeiros na peça. Além disso, a arte remete à beleza natural da Praia da Penha, ponto de chegada da romaria. No centro, destaca-se a imagem de Nossa Senhora com seu manto simbolizando o caminho percorrido pelos fiéis durante a caminhada.

Os elementos da história e da cultura paraibana também estão presentes na identidade visual, como a histórica capelinha da Penha, que aparece em destaque, com sua escadaria e os coqueiros, além de um barco ao fundo, que remete ao cotidiano do bairro. Por fim, o círculo que circunda a imagem de Nossa Senhora é adornado na parte inferior com flores, que transmitem esperança e harmonia.

Uma tradição que se renova

Dos nove dias de celebrações em honra à Nossa Senhora da Penha, o dia 23 é o mais aguardado pelos filhos e filhas da santa. Será nessa data, que a multidão percorrerá os 14 quilômetros da romaria, saindo Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro Histórico de João Pessoa, até a Capela de Nossa Senhora da Penha, situada na Praia da Penha, zona sul da capital.

A caminhada tem início na noite do sábado e se estende até a madrugada do domingo acompanhada por cerca de dez trios elétricos. Ao longo do percurso, os romeiros demonstram a fé em Nossa Senhora da Penha entoando cânticos e fazendo orações. Muitos vão para agradecer e como sinal carregam objetos que representam graças alcançadas por intercessão de Maria. É uma caminhada que une devoção pessoal e coletiva, reafirmando a força da fé popular.

A romaria termina com a tradicional missa campal presidida pelo arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, no entorno do Santuário da Penha. Esse é o momento em que os devotos renovam suas promessas, entregam suas orações e são abençoados pela Mãe de Deus.

Com informações e fotos da Pascom Paraíba

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo