Durante celebração eucarística nesta sexta-feira (11/01) na Capela de Santa Rita de Cássia, no bairro de Timbi, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, criou oficialmente a Área Pastoral Santa Rita, que faz parte da Paróquia Sant’Ana, em Camaragibe. Na mesma celebração, dom Fernando empossou o padre Walter Lima como vigário da Paróquia e responsável pela nova Área Pastoral.
“São duas funções de muito trabalho, mas que trarão muitos benefícios aos fiéis: ajudar o administrador paroquial, Pe. Thales, na Paróquia Sant’Ana e conduzir as quatros comunidades da Área Pastoral Santa Rita na construção de uma nova paróquia”, explicou o arcebispo.
A área pastoral é um território onde estão localizadas comunidades de fiéis católicos organizados e atuantes, com potencial para se tornarem paróquia. Como embriões que precisam se desenvolver até chegar a hora de seu nascimento, quatro comunidades recebem o novo administrador com esta perspectiva: Capela de Santa Rita de Cássia, Capela de Nossa Senhora de Lourdes, Capela de Nossa Senhora de Fátima e Capela da Sagrada Família. Para tanto, é preciso amadurecimento pastoral da comunidade e estrutura física para as atividades da paróquia e para acolher o padre, que chega em Camaragibe emprestando aos fiéis o vigor missionário de sua recente ordenação presbiteral, ocorrida há menos de um mês, em Olinda.
“Não vim para mandar em ninguém; vim para amar, unir, juntar, misturar, construir, movimentar, avivar, levantar, animar esta comunidade com a minha juventude”, disse o novo administrador da área pastoral, sob aplausos. “Olhemos o passado com gratidão aos padres e leigos que nos fizeram chegar até aqui, trabalhemos com amor no presente, e olhemos o futuro com os olhos no Cristo, pois a missão está apenas começando”, afirmou.
Muita gente fez questão de comparecer à capela para receber o novo padre. Presidida por dom Fernando, a missa foi concelebrada pelo administrador paroquial de Sant’Ana, padre Thales Figueiredo; pelo vigário episcopal da Várzea, monsenhor Paulo Sérgio Monteiro, pelo pároco do Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Curado, padre Fábio André; pelo vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Várzea, padre Fred; pelo pároco da Paróquia Assunção de Maria em Rio Doce, padre Maurício; pelo pároco de Nossa Senhora dos Prazeres de Paulista, padre Adriano e pelo filho da comunidade de Sant’Ana, padre Edriano, que faz parte do clero da Arquidiocese da Paraíba. No presbitério concelebraram a missa também colegas de seminário do padre Walter, que foram ordenados com ele em dezembro: os padres Valdenor, Ivanilson, Danilo e Renan Maurício.
A exemplo dos últimos dias, quando instalou novas paróquias em Camaragibe, Dom Fernando iniciou sua homilia agradecendo aos padres dehonianos que cuidaram por tantos anos da evangelização no município, com amor paternal e cuidados pastorais. E destacou para os fiéis algumas características do novo administrador, padre Walter. Falou de seu apreço por ele, desde a época do seminário. E afirmou que, apesar de seu pouco tempo de ordenação, é um padre que traz a difícil e rica experiência de estágio pastoral numa região indígena distante, pertencente à Diocese de São Miguel da Cachoeira, no Amazonas, onde ficou por alguns meses com seu colega de turma, padre Renan Maurício. “Uma experiência que vai marcar sua vida e seu ministério para sempre”, disse o arcebispo.
A homilia também lembrou às quatro comunidades da nova Área Pastoral que é preciso pregar e viver a unidade, “pois quando ela falta, é sinal de que o mal mora no meio de nós”. E disse: “Padre Walter chega na comunidade tendo Cristo como modelo, fazendo acontecer o bem sem se envaidecer, sabendo que se houver avanços, é mérito do Senhor, porque a glória é sempre de Deus. A missão dele é edificar o Reino, e ele precisa da colaboração de vocês para que isso aconteça. Por isso, rezemos pelo padre Walter e por todos, para que possam testemunhar a presença do Deus Amor nesta área pastoral que nasce hoje”.
Ao final da missa, dom Fernando assinou os decretos de criação da área pastoral e de posse de padre Walter, e fez questão de apresentar a família do novo padre aos fiéis, chamando-a até o presbitério. Após a bênção, os fiéis puderam cumprimentar o novo administrador e comemorar sua chegada com abraços e fotos.
Pascom AOR