Arquidiocese convida para Romaria pelas Vocações religiosas e consagradas

Para celebrar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da AOR (CMOVIC) e o núcleo local da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promovem, neste dia 19 de maio, a Romaria das Vocações, com o tema “Eu me arrisco pela promessa de Deus”.

Com participação das diversas congregações religiosas e de leigos da Arquidiocese, a concentração para a Romaria acontece às 15 horas no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, no Recife, com saída às 16 horas em caminhada para o Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. É no santuário que, às 17 horas, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside a celebração eucarística pelas vocações.

A Romaria na Arquidiocese de Olinda e Recife acontece no dia 19, uma semana após a data oficial instituída pelo Papa Paulo VI em 1964 (domingo do Bom Pastor, equivalente ao IV domingo do Tempo Pascal). A comemoração tem o objetivo de conclamar os fiéis a rogar para que cada um escute e responda positivamente ao chamado feito por Deus, embasado no que disse Jesus: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!” (cf. Mt 9,37-38).

Para Ir. Ivonete Kurten, religiosa paulina que faz parte da CMOVIC, a Romaria pelas Vocações deste ano contribui para a criação de uma cultura vocacional e, ao mesmo tempo, dá visibilidade à alegria da vida religiosa consagrada, especialmente a feminina, reunindo e chamando as jovens para a missão nos mais diversos carismas: educação, serviço social, comunicação, serviço aos pobres, contemplação e oração. “Hoje, Deus continua chamando para as vocações, seja para a vida consagrada, matrimônio ou serviço pastoral e profissional” explicou a religiosa. “A Romaria pelas Vocações quer despertar e convidar os jovens para se arriscarem e se entregarem à vocação nos ministérios da Igreja, pois a promessa de Deus é de amor e justiça, para a nossa felicidade e para o bem daqueles que nos rodeiam”, completou.

É sobre isso que o Papa Francisco reflete em sua mensagem para o 56° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, divulgada em março deste ano no Site Vaticano. Referindo-se às vocações religiosas e sacerdotais, o Papa afirma que são “a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer tornar participantes, apresentando-nos o horizonte dum mar mais amplo e duma pesca superabundante”.

Perguntada sobre sua escolha para a vida religiosa consagrada, a Ir. Ivonete deixou um depoimento inspirador: “Ser consagrada, para mim, é sentir que Deus sempre me separa por amor para o serviço aos outros e isso me dá uma alegria profunda porque me sinto amada por Ele com amor eterno. Posso dizer que tudo que deixei – pai, mãe, bens, autonomia – não é nada perto do amor de Deus. E quem me mostra isso é o pobre, o povo a quem sirvo. Meu esposo, a razão de viver de minha vida é Deus. Eu sou Dele”.

Conheça na íntegra a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Programação da Romaria pelas Vocações
Domingo, 19 de maio de 2019

15h – Concentração no Sítio da Trindade – Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela, Recife
16h – Caminhada até o Santuário Nossa senhora da Conceição – Morro
17h – Celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo