O arcebispo da Arquidiocese de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, completa, nesta quarta-feira (6), 25 anos de episcopado. A data será comemorada com uma missa em ação de graças, que contará com a presença do presidente da CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, e outros irmãos bispos, além de padres, diáconos, religiosos e leigos. A solenidade está marcada para às 9h, na catedral da igreja potiguar.
Devido à pandemia do novo coronavírus, a missa será limitada a 630 pessoas obedecendo a ordem de chegada. Todos deverão usar máscaras, manter as mãos higienizadas e respeitar o distanciamento social. Quem não estiver presente na catedral poderá acompanhar a celebração pela página da Arquidiocese de Natal no Facebook e pelo canal no YouTube. A liturgia também será transmitida pela Rádio 91.9 FM.
Trajetória
Padre e sociólogo, o então monsenhor Jaime Vieira da Rocha exercia a função de reitor do Seminário de São Pedro e de vigário episcopal para as pastorais sociais, em Natal, quando em novembro de 1995 recebeu a notícia de que seria nomeado bispo da Diocese de Caicó (RN). A novidade que mudaria sua vida veio acompanhada de outra surpresa: São João Paulo II escolheu padre Jaime e mais 13 futuros bispos para serem ordenados na Basílica de São Pedro, no dia 6 de janeiro de 1996 – Festa da Epifania do Senhor.
No semiárido do Rio Grande do Norte, dom Jaime se destacou pelo trabalho social desenvolvido junto às comunidades rurais. Com sua capacidade de dialogar com as mais variadas instituições criou o Plano de Desenvolvimento do Seridó. O projeto cresceu e deu origem à Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese). A entidade, que teve dom Jaime como primeiro presidente, atua até hoje como braço executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu.
Missão na Paraíba
Depois de nove anos de muito trabalho no semiárido potiguar, dom Jaime recebeu do então Papa João Paulo II a missão de pastorear a Igreja de Campina Grande (PB). Durante seis anos, o bispo fortaleceu a formação permanente do clero, estabeleceu parcerias e desenvolveu ações sociais. Outro legado deixado por dom Jaime na diocese paraibana foi a reforma do prédio da cúria.
Foi durante sua passagem por Campina Grande, que dom Jaime organizou, em parceria com a CNBB NE2, o seminário em comemoração aos 50 anos do primeiro Encontro dos Bispos do Nordeste. O encontro realizado em 2006 reuniu autoridades, movimento sociais e outras instituições envolvidas no desenvolvimento da região. Em 2011, em nova edição do seminário, nasceu o Observatório Social do Nordeste (Obserne).
Entre 2 de fevereiro de 2007 e 31 de agosto de 2008, dom Jaime também foi administrador apostólico da Diocese de Guarabira (PB), acumulando as duas funções.
O arcebispado
As ações missionárias e a forte sensibilidade social de dom Jaime marcaram o episcopado do bispo pelo interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Mais do que isso, os bons frutos levaram o religioso a assumir, em 2012, a nova missão: a Arquidiocese de Natal. Nomeado pelo então Papa Bento XVI, dom Jaime passou a liderar o território hoje formado por 108 paróquias e quatro áreas pastorais.
Na arquidiocese potiguar, dom Jaime vem se destacando também pelas ações de solidariedade encabeçando iniciativas em prol dos mais velhos, órfãos, enfermos, dependentes químicos e outras populações excluídas. O arcebispo também atua com veemência na promoção da evangelização com ações como a campanha para tornar o Catecismo da Igreja Católica acessível a todas as famílias.
Na CNBB NE2, dom Jaime é o bispo referencial para a Comissão Regional Pastoral para a Comunicação Social, e integra a Comissão Episcopal de Pastoral (CEP). Na CNBB Nacional, o epíscopo preside a Comissão para a Causa dos Santos.
Com informações e fotos da Pascom Natal