Na manhã desta quarta-feira, 12 de setembro, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu uma celebração eucarística em Ação de Graças pelos 163 anos de criação do Real Hospital Português do Recife (RHP). A Santa Missa foi concelebrada na capela do hospital localizado no bairro da Ilha do Leite, pelo monsenhor José Albérico Bezerra, vigário episcopal do Vicariato Olinda, pelo padre José Ulysses da Silva, reitor do Santuário do Morro da Conceição e pelo frei Paulo Sérgio, capelão do Real Hospital Português do Recife.
Participaram da celebração eucarística autoridades, políticos, representantes do poder público, benfeitores, empresários, religiosos e funcionários do centro médico. Em sua homilia, dom Fernando salientou que viver o Evangelho tem seus desafios: “Aquele que deseja seguir a Jesus Cristo, que assuma a sua cruz.” O arcebispo metropolitano também destacou que a Arquidiocese de Olinda e Recife rende graças pelo aniversário do Real Hospital Português do Recife, entidade que vem contribuindo para a Igreja Católica e para esta Igreja Particular, investindo em obras sociais, como a construção da unidade da Fazenda da Esperança de Jaboatão e a reforma do Seminário de Olinda.
Em entrevista ao site da Arquidiocese de Olinda e Recife, o diretor e provedor do Hospital Português do Recife, Alberto Ferreira da Costa, relatou que sente orgulho em poder participar ativamente do crescimento da saúde em Pernambuco. O hospital vem cumprindo o seu papel social, oferecendo atendimento digno e de qualidade aos irmãos mais pobres, através de convênios com o Sistema Único de Saúde. Segundo o diretor, é uma satisfação contribuir com iniciativas solidárias da Igreja Católica e da Arquidiocese, como a construção da Fazenda da Esperança de Jaboatão. O RHP foi criado em 1855 pelo médico português José D’Almeida Soares Lima Bastos, como centro de resistência para tratar vítimas de uma epidemia de cólera que assolou o Brasil na época. Atualmente o hospital realiza de 12 a 15 mil atendimentos beneficentes por mês. Também presente à celebração, o médico e Secretário Estadual de Saúde, José Iran Costa Junior, evidenciou a grande contribuição que o Hospital Português oferece para Saúde no Estado, especialmente ao abrir suas portas para a pesquisa e a formação profissional na área de Saúde, por meio de convênios com faculdades e cursos técnicos.
(Pascom Arquidiocese)