Cerca de 350 agentes de Pastoral da Comunicação participam, de 19 a 21 de outubro, do 7º Mutirão de Comunicação (Muticom) do Regional NE2 da CNBB, em Caruaru, agreste do estado de Pernambuco, a 120 quilômetros da capital. Vindos das 21 dioceses que compõem o Regional (nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas), os agentes de Pascom prestigiaram 11 conferências com estudiosos e profissionais da área e puderam optar por uma das 12 oficinas oferecidas – as mais procuradas foram as de fotografia, web, texto jornalístico, rádio, catequese, liturgia e liderança. O evento acontece na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), no bairro de Petrópolis.
A Arquidiocese de Olinda e Recife marcou presença no evento com 45 agentes de Pascom, que exercem seu voluntariado em oito vicariatos. “Disponibilizamos um ônibus gratuito para eles irem ao Muticom e a resposta foi excelente”, disse padre Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese e presidente da Comissão Arquidiocesana de Pascom. “Os agentes aderiram ao chamado com alegria e com vontade de crescerem na missão de comunicar o Evangelho e divulgar as ações pastorais da Igreja com uma postura mais profissional e qualificada”, comentou.
O bispo de Caruaru, dom Bernardino Marchió, mostrou sua satisfação em receber os comunicadores voluntários da Igreja. Distribuiu abraços e sorrisos, e falou com simpatia aos participantes: “Nossa diocese está em festa com tanta gente empenhada em comunicar o amor de Deus pelos meios de comunicação; desejo que esse momento de crescimento profissional estreite os laços entre os comunicadores e também entre o povo e a Igreja, trazendo para todos uma cultura de amor nesse período eleitoral acirrado que estamos vivendo”.
O estudante de engenharia Ivan Mendes (no grupo, o primeiro à esquerda) faz parte da equipe de Pascom da Paróquia Santos Cosme e Damião, em Igarassu. A equipe foi formada há pouco mais de um ano, para trabalhar na festa dos padroeiros. Animado com o Muticom, Ivan disse que veio participar “com o desejo da formação, da qualidade do trabalho”, mas enfatiza que conhecer novas pessoas em encontros da Igreja é muito bom. Para ele, “conhecer as realidades de outras equipes de Pascom ensina bastante e enriquece o trabalho que faço”.
Depois de enfrentar mais de cinco horas de estrada, Lucas Mateus veio participar do Muticom e aprovou a estrutura do evento. Disse que valeu a pena o cansaço e a distância. Ele é coordenador da Pascom da Paróquia da Imaculada Conceição, no município de Currais Novos, diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte. “É uma oportunidade excelente para conhecer grandes profissionais de comunicação, aprender com eles, e depois dividir esse novo conhecimento com outros agentes de Pascom de minha diocese”, comentou. Lucas participou da oficina “Rádio: a arte de ouvir e falar”, ministrada pelo radialista Ivanildo Silva, da Rádio Olinda.
O tema do 7º Muticom é “Comunicar a vida, o amor e a esperança” – tema da conferência de abertura, ministrada por dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo referencial para a Comunicação Social do Regional NE II. As outras conferências do evento foram: “O Caminho da Igreja na Comunicação”, com assessoria da religiosa paulina Irmã Joana Puntel; “A mídia: rede de comunicação, comunhão e cooperação”, com assessoria da diretora geral da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo; “Fake News e jornalismo da paz”, com assessoria do jornalista da Rede Globo, Francisco José. No domingo, a conferência de encerramento trará o tema “Vida cristã nas redes sociais”, com a assessoria do padre Maurício Cruz, que é doutor em Comunicação e Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
O encerramento do 7º Muticom será neste domingo, ao meio-dia, com almoço de confraternização na Fafica e passeio ao Alto do Moura.
Pascom AOR