Acervo de dom Helder é tombado pelo governo de PE na véspera da reabertura do memorial do religioso

O acervo do Servo de Deus e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Helder Camara (1909-1999), foi tombado nesta sexta-feira (4), pelo Governo de Pernambuco. O ato reconhece a importância de dimensão estadual, nacional e internacional dos cerca de 210 mil itens que contam a história do ex-arcebispo de Olinda e Recife.

“É com muita alegria que estou nessa solenidade porque é o reconhecimento de uma pessoa que, além de bispo da Igreja Católica, tornou-se uma das pessoas mais importantes do mundo, na metade do século 20, em defesa da paz. A figura de dom Helder transcendeu os limites do Recife e se espalhou pelo mundo. Sua mensagem libertadora está hoje reconhecida como patrimônio do Estado”, agradeceu o diretor-executivo do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), Antônio Carlos Maranhão de Aguiar.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido (à esquerda), participou da homologação do tombamento | Foto: Governo de Pernambuco

Constam como acervo, agora protegido por lei, páginas de documentos organizados como circulares, cartas, meditações, discursos, hemoroteca, além de livros publicados e multimídia, acrescido por inúmeros prêmios, homenagens e  condecorações por entidades nacionais e estrangeiras, registrando décadas de resistência e luta por direitos humanos. Todo o material encontra-se disponível para consulta no site da Compahia Editora de Pernambuco (Cepe), e no Centro de Documentação Dom Helder Câmara, no Recife.

O acervo legalmente tombado a partir de hoje é uma obra de valor inestimável que o povo de Pernambuco disponibiliza aos cidadãos de todas as nações. Que as lições de Dom Helder Camara nos ajudem a seguir lutando pela democracia, pela liberdade e pela justiça social”, afirmou o governador, Paulo Câmara.

Memorial e campanha social

Depois de dois anos e meio fechado por causa da pandemia de covid-19 e por problemas estruturais, o memorial do IDHeC abrirá suas portas para visitação neste sábado (5), às 16h. O complexo é composto pela Igreja das Fronteiras, Casa-Museu, Exposição e Espaço Dom José Lamartine, na área central da capital pernambucana. 

A cerimônia de reabertura também marcará o lançamento da campanha “SOS Casa de Frei Francisco – Adote um adolescente”, uma das muitas obras sociais criadas por dom Helder. Por meio do projeto Construindo o Cidadão do Amanhã, a instituição oferece educação e encaminhamento profissional a 100 adolescentes de 12 a 17 anos.

Para a manutenção da casa e garantia de alimentação, de toda estrutura necessária para atender os beneficiários e ampliar os serviços sociais, a Casa Frei Francisco está convidando padrinhos e madrinhas que possam doar, individualmente ou coletivamente, R$300 por mês.

🎥 Veja o vídeo e saiba como participar da campanha:

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo