A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB Nordeste 2 repactuou as prioridades assumidas para o Regional até 2023. Assim, ao longo deste e do próximo ano, o grupo seguirá empenhado na realização de atividades com foco na formação e animação para a missão, na cooperação missionária e no compromisso profético.
Dentre as diversas ações da comissão, destaque para o projeto Igrejas Irmãs já vivenciado pelas dioceses de Guarabira (PB), Nazaré (PE) e Afogados da Ingazeira (PE).
A renovação dos compromisso assumidos para o triênio 2020-2023 é resultado do retorno das atividades presenciais da comissão, que aconteceu com a realização do Encontro de Formação para o Conselho Missionário Regional (Comire NE2).
O evento contou com a participação do bispo de Guarabira e referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Aldemiro Sena, e reuniu cerca de 30 pessoas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, nos últimos dias 28 e 29, na sede da CNBB NE2, no Recife.
“O encontro correspondeu a todas as expectativas desde a participação ao conteúdo trabalhado pela assessoria e, também, a integração de novos membros que chegam nos processos de animação e articulação missionária nas dioceses do Regional”, comemorou o coordenador do Comire NE2, padre Edvaldo Alexandre de Brito.
O Encontro de Formação teve a assessoria do padre Daniel Rocchetti, SAC, e da Sandra Regina Amado, MCCJ, da Comissão Episcopal Pastoralpara a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Os convidados trabalharam os temas “A Eclesiologia do Concílio Vaticano II e do Papa Francisco à luz da Sinodalidade” e o “Ano jubilar: impulso da missão nas Comunidades Eclesiais Missionárias”.
Durante o evento, os participantes também puderam conhecer algumas experiências missionárias como a do projeto Igrejas Irmãs de Guarabira e a Diocese de Grajaú (MA). Também foi apresentada a realidade da Escola de Formação Missionária e a dinâmica da Infância e Adolescência Missionária (IAM)da Diocese de Mossoró (RN).
“Um dos objetivos do encontro foi impulsionar as atividades missionárias nas dioceses e nos diversos seguimentos a partir das motivações do Programa Missionário Nacional e do Ano Jubilar Missionário”, afirmou padre Edvaldo.