Cáritas NE 2 incentiva Núcleos Comunitários de Mediação de Conflitos

Por Cáritas Nordeste 2

Fazer a comunidade entender quais são os motivos que geram ou aumentam a violência nos bairros, para assim envolver a sociedade civil na construção de uma Cultura de Paz é o que começou a fazer Cáritas Nordeste 2, nesta quarta-feira (07), na sede do Centro de Organização Comunitária de Chão de Estrelas, no Recife.

O encontro aberto ao público fez parte da ação do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ) que, entre outras atividades, está auxiliando na construção de um espaço comunitário de mediação.

A implementação de Núcleos Comunitários de Mediação são experiências comprovadamente exitosas no combate a violência em várias cidades brasileiras. O objetivo desses espaços, no Recife fortalecidos pela Cáritas NE2, é disseminar a cultura da paz social estimulada e defendida pela Igreja Católica, da qual a entidade faz parte em sua dimensão pastoral.

A ação dos núcleos visa promover um diálogo que otimize a solução e prevenção dos conflitos, e também estimule os debates sobre a inclusão social e cidadania, através da valorização da pessoa e do respeito aos direitos fundamentais.

Como uma das linhas de ação do PIAJ, a implantação e fortalecimento desses núcleos complementa o trabalho de formação de jovens mediadores dentro das escolas públicas do bairro, através da articulação juvenil na zona norte do Recife, e consolida as práticas em justiça restaurativa.

Nessa reunião, a Cáritas NE2 contou com a parceria da Prefeitura da Cidade do Recife, que enviou como facilitadora a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente do Distrito Sanitário 6, Aline Pinheiros, para fazer um diagnóstico da violência da comunidade e uma roda de conversa sobre cidadania.

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo