O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portela receberam na tarde desta segunda-feira (24), representantes da direção do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac), o órgão responsável pela gestão da Rede Vida de televisão.
O presidente da CNBB definiu o encontro com a direção da Rede Vida como um momento de alegria, amizade e esperança. “Nós damos grande importância às ações de qualificação, cooperação e fortalecimento da comunicação católica, fundamental para a sociedade brasileira. Nossa Igreja é depositária de uma grande tarefa missionária que é o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Por isto, este encontro tem grande importância para nós porque abre caminhos”, disse.
Dom Walmor reforçou que a nova presidência tem entre seus compromissos dar novas respostas, encontrar forças e modos de prestar este serviço à Igreja no Brasil. Segundo ele, entre as grandes tarefas da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB está a de articular as tvs católicas para que “juntos – CNBB e tvs – possam cumprir a missão de anúncio do Evangelho pela força da comunicação”.
A irmã paulina Celeste Ghislandi, diretora executiva do Inbrac, reforçou que a Rede Vida tem por missão evangelizar por meio da comunicação. “A acolhida de dom Walmor e dom Joel com carinho, abertura e muito senso eclesial é uma certeza para nós que estamos a serviço da evangelização, seguindo as orientações e diretrizes da Igreja no Brasil na sua ação evangelizadora”, disse.
Quem também saiu com esperanças da reunião foi o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portela. Ele reforçou que é preciso responder de modo novo a desafios novos. “O mundo está se transformando. E não dá para se fazer presente no mundo se não for pelos instrumentos de comunicação dos quais as televisões e a Rede Vida o são”, disse.
O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, membro do conselho diretor do Ibrac, comunicou que em nome da Rede Vida o grupo cumprimentou a nova presidência da CNBB pela eleição e propôs que se tracem estratégias de comunicação junto com as emissoras para ver como pode comunicar mais e melhor para a Igreja. “A Rede Vida tem uma presença no Brasil todo e traz o país todo para ser conhecido, trabalho reconhecido pela nova presidência da CNBB”, disse.
O arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto, também membro do Conselho diretor do Inbrac, ressaltou que vê uma grande oportunidade nesta parceria. “O Inbrac tem discutido a necessidade de fortalecer esta ligação com a CNBB já que esta representa grande força da Igreja no Brasil. Nós temos agora as novas Diretrizes da CNBB. É hora de somar forças para que a orientação da CNBB chegue as comunidades”, reforçou.
Também participaram da reunião o jornalista João Monteiro de Barros Filho, o criador da TV Rede Vida, seu filho Monteiro Neto e Antônia Mucciolo, membro do Conselho Diretor do Inbrac.
Sobre a Rede Vida
Com cobertura em canal aberto VHF e UHF, a Rede Vida está presente em todas as capitais brasileiras e nas 500 maiores cidades do Brasil, alcançando mais de 1.500 municípios. A Rede Vida está presente em mais de 300 destas localidades com canal digital. Possui distribuição de TV por assinatura do país e está disponível também através das antenas parabólicas, em sinal digital e analógico.
São 24 horas diárias de programação produzida em HD, tanto na sede e geradora em São José do Rio Preto no interior de São Paulo, como nos estúdios auxiliares na capital de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, além de produções independentes e matérias jornalísticas enviadas de diversas outras localidades do país e do mundo.