Dezenas de fieis participaram da abertura da Semana Santa, na manhã deste domingo (14), na catedral diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande.
A Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio, foi concelebrada pelo arcebispo emérito de Aracajú – SE, Dom José Palmeira Lessa, pelo pároco local, Pe. Luciano Guedes, pelos vigários paroquiais, Mons. Antônio Apolinário, Pe. Francisco de Assis, e o diácono, Danilo César.
A missa, ocorrida às 10h, teve início no estacionamento da catedral, onde o bispo abençoou os ramos dos fieis presentes.
Na pregação deste domingo o bispo destacou a importância da Semana Santa para os cristãos católicos, lembrando da necessidade de viver cada momento até o domingo da Ressurreição.
“Esta é a Semana Maior, que nós aprendemos dos nossos antepassados. Chegou o momento de aprofundarmos, de mergulharmos ainda mais nesse Mistério. Ainda há tempo para um recomeço”, sublinhou Dom Dulcênio.
O bispo também destacou a participação de todos os seminaristas na celebração, reforçando o pedido de orações para as vocações sacerdotais na diocese, e, na oportunidade, agradeceu aos colaboradores da ovs.
Dom Dulcênio também falou sobre a coleta nacional da solidariedade, realizada pela Igreja em todas as missas celebradas neste domingo.
“Sejamos generosos para com este gesto concreto em todas as missas neste domingo”, pediu o bispo, lembrando que as doações deste dia são destinadas aos projetos apoiados pela CNBB e pela diocese.
Durante a semana
Na segunda, terça e quarta-feira, nas paróquias, há momentos penitenciais, como, ofícios, missas e atendimentos de confissões.
Na quinta-feira (18), pela manhã, às 8h30, acontece na Catedral Diocesana a Missa Crismal, (popularmente conhecida como Missa dos Santos Óleos). A celebração presidida pelo bispo reúne o clero diocesano para renovação das promessas sacerdotais.
À tarde, às 17h, tem início ao Tríduo Pascal na Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés.
Na sexta-feira (19), às 15h, há a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida da procissão pelas ruas: Bento Viana, R. Vila Nova da Rainha, R. João da Mata, R. Vidal de Negreiros, Av. Floriano Peixoto.
No sábado (20), encerrando o Tríduo Pascal, acontece a solene Vigília Pascal, iniciando, às 19h30, com a benção do fogo no estacionamento da catedral. E no domingo (21), às 10h, a Missa de Páscoa.
Todas estas celebrações ocorrem na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição sob presidência de Dom Dulcênio Fontes de Matos.
Fotos: João Saraiva